128 anos depois do canadiano James Naismith ter inventado o basquetebol, pela primeira vez na história uma equipa do Canadá sagrou-se campeã da NBA.

O troféu deste ano vai para os Toronto Raptors, com uma vitória conseguida no último segundo do sexto jogo da final à melhor de sete contra os Golden State Warriors, que procuravam um terceiro título consecutivo.

A sorte não esteve do lado da equipa da Califórnia, com Kevin Durant lesionado e Klay Thompson a sair com uma rotura de ligamentos, no terceiro período, depois de ter feito 30 pontos que acabaram por lhe garantir o título de melhor marcador do encontro.

Stephen Curry falhou um cesto de três pontos que podia ter dado a vitória aos Warriors e acabou por ser o lance livre de Kawhi Leonard, com apenas um décimo de segundo para jogar, que deu a vitória à equipa de Toronto. Leonard foi também eleito o MVP (melhor jogador) destas finais.

Em Toronto, a vitória da equipa local foi festejada por uma grande multidão. Foi a primeira vez que uma equipa de outro país que não os Estados Unidos conseguiu o título da NBA.

Euronews