O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, anunciou, esta quarta-feira, em Cape Town, que Angola conseguiu atrair três novas grandes empresas mundiais que vão investir no sector mineiro do país.
Diamantino de Azevedo adiantou que os responsáveis dessas três grandes empresas, não citadas e outras médias e pequenas, vão a Angola dentro de dias para observar os demais procedimentos e arrancar com os trabalhos proximamente.
Ao falar da participação de Angola, representada por 12 empresas, o governante afirmou que durante a sua estadia na Conferência Internacional sobre Mineração em África, conseguiu “desbloquear algumas questões” com empresas que ainda mantinham reservas em investir no país.
No encontro desta quarta-feira com potenciais investidores, Diamantino Azevedo reiterou informações sobre a organização legislativa do sector mineiro no país, a melhoria do ambiente de negócio, modelo de governação, aumento do conhecimento geológico, incremento de facilidades técnicas dos laboratórios e escolas técnicas profissionais.
O ministro manteve encontro do género nessa terça-feira, no dia dedicado a Angola, com vários empresários, investidores, especialistas e outros players do mercado da mineração. No evento, Angola montou dois stands no Centro de Conferências Internacional de Cape Town, que alberga a 30ª edição do “Minning Indaba”. O fórum reúne anualmente vários “players” ligados à mineração no mundo inteiro.
A Conferência Internacional Sobre Mineração em África, conhecida como Mining Indaba, que já vai na sua 30ª edição, é o maior evento africano de investimentos no sector mineiro e este ano decorre sob lema “Desbloquear o futuro da Mineração em África” e termina esta quinta-feira.
ANGOP