A situação na frente leste da Ucrânia “deteriorou-se consideravelmente nos últimos dias”, admitiu este sábado o comandante-chefe ucraniano Oleksandre Syrsky, observando uma intensificação da ofensiva do exército russo, que está a avançar na direcção de Chassiv Iar.
O exército russo está a atacar as posições ucranianas nos setores de Lyman e Bakhmut “com grupos de assalto apoiados por veículos blindados”, bem como no setor de Pokrovsk, acrescentou.
Apesar das perdas, o exército russo está a mobilizar “novas unidades blindadas”, o que lhe permite obter “sucessos táticos”.
A cidade, situada no cimo de uma colina, fica a menos de 30 quilómetros a sudeste de Kramatorsk, a principal cidade da região controlada pelos ucranianos e um importante centro ferroviário e logístico para o exército ucraniano.
“Só assim conseguiremos vencer um inimigo maior”, acrescentou o comandante ucraniano, acrescentando que também é necessário “melhorar a qualidade da formação do pessoal militar”.
Mas a ajuda está a esgotar-se devido a bloqueios políticos em Washington, obrigando os soldados ucranianos a economizar nas munições.