0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Uganda começa a pagar indemnização por danos de guerra à RDC

Data:

O cheque de 65 milhões USD paga a primeira prestação dos 325 milhões USD que Kampala tem de pagar a Kinshasa no espaço de cinco anos.

O Uganda começou a pagar à República Democrática do Congo (RDC) a indemnização de 325 milhões USD, a título de indemnização como reparação pelos danos causados pela sua invasão do leste do país, entre o final de 1998 e 2003, tendo regularizado no início do mês a primeira prestação de 65 milhões USD.

Kinshasa exigia compensações no montante de 11 mil milhões USD, mas o Tribunal Internacional de Justiça, o principal órgão judicial das Nações Unidas, com sede em Haia, fixou a indemnização pela invasão e pilhagem pelas Forças de Defesa Popular do Uganda (UPDF), durante os cinco anos de guerra, em 325 milhões USD.

Este montante terá de ser pago em cinco prestações, uma por ano.Tendo sido a primeira prestação já paga à 1 de Setembro.

Segundo o acórdão do tribunal das Nações Unidas, de 10 de Fevereiro deste ano 225 milhões USD serão pagos a título de compensação pela perda de vidas, estimadas pela ONU entre 10 mil a 15 mil pessoas, 40 milhões USD por danos à propriedade e 60 milhões USD por danos aos recursos naturais da RDC, como declarou a juíza presidente do tribunal Joan Donoghue.

Expansão

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...