0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

UNITEL compensa clientes por quebra das comunicações

Data:

A UNITEL anunciou, esta sexta-feira(11), a compensação de 719 516 clientes prejudicados por perturbações nas comunicações em pelo menos seis ocasiões, entre 17 de Fevereiro e 11 de Março, quando a rede apresentou “comportamentos erráticos” que a companhia admite poderem ser imputados a “actuação maliciosa”.

A informação foi avançada pelo director-geral da operadora, Miguel Geraldes, durante uma conferência de imprensa realizada para abordar as interrupções das telecomunicações de voz e SMS ocorridas nesse período e anunciar investigações ao problema iniciadas por fornecedores europeus e norte-americanos.

“Há uma percepção de que a UNITEL foi alvo de um ataque de hackers, como é comum nos dias de hoje, mas posso garantir que não temos conhecimento que possa existir. Não obstante o  facto do prolongado tempo de identificação da origem (11 dias), não podemos descartar a existência de uma actuação maliciosa. Duvidamos muito que seja alguém de fora, mas achamos improvável”, frisou.

Miguel Geraldes recordou que as anomalias iniciaram a 17 de Fevereiro, com maior incidência no centro de Luanda, município de Belas (Benfica e Talatona), assim como nos centros das províncias de Benguela e Cuanza-Sul, tendo os serviços de Voz, SMS e Dados registado perturbações durante três horas, mas os problemas continuam a  verificar-se durante 11 dias.

O responsável disse que a direcção da UNITEL  accionou todos  os mecanismos para mitigar o problema,  tendo o fornecedor substituído o “software”  de  suporte aos seis nós da rede 3G, a 2 de Março. Contudo,  voltaram a ocorrer perturbações, sobretudo nos serviços de Voz e SMS nos dias 26 e 27 de Fevereiro, quando os serviços de dados permaneceram intactos.

Miguel Geraldes manteve um encontro com a direcção do Instituto Nacional de Telecomunicações (INACOM), na qualidade de órgão regulador, tendo esclarecido que “não existe ligação entre o ocorrido no dia 17 e o que sucedeu nos dias 26 e 27 de Fevereiro”, muito embora as causas ainda estão por apurar.
“O que vamos fazer é permitir que os clientes possam ser recompensados pelos dias que ficaram impedidos de utilizar os planos comprados. Para nós as perdas financeiras não representam o elemento mais importante, pois estamos preocupados em fornecer serviços de qualidade aos nossos clientes, de maneira que começamos a recompensar os que ficaram afectados dia 2 de Março até à altura em que a situação ficou ultrapassada”, disse.

unitel
A instalação do novo software, frisou o director-geral, decorreu sem incidentes, tratando-se de uma operação que teve acompanhamento presencial de equipas técnica em cada um dos seis anos da rede 3G, mas voltaram ser observados comportamentos erráticos com as mesmas características no sábado, 5, na terça-feira, 8, e na quinta-feira.

Assegurou que “a  UNITEL tem envolvida nesta tarefa  os seus dois maiores  fornecedores, ou seja,  uma entidade europeia que é líder mundial  do sector de rádio de 3G e  do fornecedor norte-americano de nós de transmissão da nossa rede”.

De acordo com o responsável, “as equipas estão engajadas em trabalho corrente 24 horas por dia. Infelizmente, ainda não conseguimos identificar a origem, do que está a acontecer..

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...