O Instituto Nacional de Avaliação, Creditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) deixa a partir de agora, por via física ou virtual, de homologar certificados ou diplomas das instituições de ensino superior no País.
A decisão é do Executivo no âmbito do Simplifica e foi aplaudida pelas associações de estudantes.
A medida foi tornada pública no final da reunião da comissão interministerial para a reforma do Estado, pelo secretário do Presidente da República para a reforma do Estado, Pedro Fiete, que assegurou que a homologação passará a ser feita pelas instituições de ensino superior.
No entanto, vários cidadãos que no INAAREES aguardavam pela homologação do seu título académico reagiram com muita satisfação à medida do Executivo.
Para o presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos MEA, Francisco Teixeira o Instituto Nacional de Avaliação, Creditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior, já não servia a dinâmica do País nem as necessidades da juventude académica. “É uma das medidas mais acertadas do Simplifica´´. Considerou
Joaquim Caiombo, presidente da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA), assegurou que a forma agora adoptada vai limitar a corrupção porque o documento sairá directamente por uma nota da própria instituição.
“O INAAREES atrasava em dar resposta aos documentos e muitas pessoas perdiam os contratos, mas eram estudantes confirmados nas devidas instituições. Portante, louvamos a decisão” concluiu.
Entretanto, a grande inquietação dos cidadãos consiste no facto de a Comissão Interministerial para a Reforma do Estado não se ter pronunciados quanto à homologação dos diplomas dos estudantes que se formaram no exterior do País.
NJ