0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Venda dos 20% de Angola na Mota Engil muda de estratégia

Data:

O recuo na decisão poderá colocar a Mota-Engil Portugal em vantagem para concretizar a vontade em ficar com os 20%.

O Estado explica que não foram reunidas as condições para venda em bolsa. A previsão é de vender até julho deste ano.

Os 20% da participação indirecta do Estado na Mota-Engil Angola, SA (MEA) já não vão ser alienados através de oferta pública em bolsa como estava previsto desde Dezembro de 2020.

O Presidente da República decidiu colocar as participações em concurso público através do despacho presidencial nº 32/22, porque até ao momento “não estão reunidas as condições necessárias para alienação das respetivas acções”, diz o despacho.

O Estado detém 20% das participações na Mota-Engil Angola, SA através da Sonangol Holding, Limitada. Este activo vai ser privatizado, de acordo com o ministério das finanças, até ao fim do primeiro semestre deste ano.

Na altura em que o Estado autorizou a venda dos 20% da Sonangol via bolsa, isto é, em Dezembro de 2020, o grupo português tencionava negociar com a petrolífera angolana e reforçar a sua posição de maioritário, somando assim os 20% aos 51% para 71%, o que não veio acontecer até hoje, porque o activo estava em bolsa, inviabilizando assim a negociação entre as partes.

Mas tudo indica que o “recuo” de venda em bolsa poderá colocar os portugueses numa posição de maior vantagem em concretizar a vontade de ficar com as acções que hoje são pertença da Sonangol.

A Sonangol é o segundo maior acionista da sociedade anónima com 800 acções, 20% das quatro mil que a MEA tem na sua estrutura. Cada uma delas valia, até 2014, 2,2 milhões de Kz. Mota-Egil, grupo português, detém 51% das acções e é o maior acionista.

 LAC/CD

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...