0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Aviação comercial na Nigéria contra escolha da Ethiopian Airlines para liderar nova companhia

Data:

O consórcio que vai lançar a Nigéria Air será liderado pela Ethiopian Airlines, que ficará com 49% do capital da companhia aérea que o governo quer criar. Operadores nacionais alegam que com este tipo de parcerias, os interesses nigerianos serão relegados para segundo plano.

A escolha da Ethiopian Airlines como principal investidor e parceiro técnico da transportadora aérea que o governo federal quer criar, a Nigeria Air Limited, está a gerar controvérsia na aviação comercial, por entrar em rota de colisão com os interesses nigerianos na disputa de mercado na aviação comercial africana.

O ministro da Aviação, Hadi Sirika, anunciou o acordo para o estabelecimento da Nigeria Air com um capital social de 300 milhões USD, mas a estrutura accionista desencadeou “turbulência” mesmo antes da nova transportadora aérea descolar, com acusações de “farsa” pelo meio.

Numa conferência de imprensa no final de Setembro, o ministro da Aviação informou que a Ethiopian Airlines foi seleccionada como proponente preferencial, após um “processo detalhado de selecção”, conduzido pela Comissão Reguladora da Concessão de Infraestruturas (CICV).

 Hadi Sirika acabou por admitir, segundo o Daily Trust, que havia mais interessados, mas “não conseguiram cumprir o prazo” e como o governo não recebeu as propostas não está em condições de dizer quem são.

A Emirates, que em Agosto anunciou a suspensão da operação na Nigéria por não conseguir repatriar receitas, ofereceu-se para ajudar o governo federal a criar a Nigeria Air, mas “não concorreu a qualquer participação accionista na futura empresa”, segundo noticiou em Abril Aeroin, publicação especializada na aviação.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...