0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Estudantes da UAN analisam biodiversidade do novo Aeroporto Internacional de Luanda

Data:

Os estudantes da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto (UAN) estão a fazer estudos científicos que visam garantir a protecção do ambiente e preservar o ecossistema do NAIL.

Trata-se de uma iniciativa que resulta de uma parceria estabelecida recentemente entre a coordenação do Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto (GONAIL) e a UAN, informa uma nota do órgão recepcionada hoje.

De acordo com uma nota do órgão, o levantamento resultou na identificação de 39 espécies, das quais 13 subarbustos, 14 herbáceas e 12 gramíneas. Entretanto, salienta que o levantamento não faz referência a arbustos e árvores, que por uma questão de segurança aeroportuária foram eliminados em toda a área das pistas do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), agora designado Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

Segundo o GONAIL, quatro das 12 espécies de gramíneas resultantes do levantamento estão a ser alvo de um experimento que visa analisar a sua capacidade de cobertura do solo e a resistência ao défice hídrico, tendo em conta a aridez do clima da área.

“A que melhor adaptação mostrar às condições locais será então utilizada para o arrelvamento das áreas entre as pistas e outras adjacentes do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) a fim de evitar as poeiras e a erosão dos solos”, lê-se na nota.

O GONAIL informa, citando um relatório da UAN, que a selecção de uma gramínea adaptada às características edafoclimáticas locais reduziria os gastos na manutenção das áreas em referência.

O documento refere que cabe ao Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências Naturais, realizar estudos da biodiversidade e outros estudos complementares em curso, cujos resultados finais serão publicados sob a forma de trabalhos de fim do curso posteriormente.
Para tal,  foram constituídos dois grupos de trabalho, sendo um para área animal e outro para área vegetal que desenvolvem actividades de pesquisa no perímetro em referência.  

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto conta com uma extensão de 1 324 hectares, foi projectado para receber 15 milhões de passageiros por ano, que deve estar concluído no primeiro trimestre de 2023.

JA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

LinkedIn como canal de vendas: 7 tipos de publicações que convertem seguidores em clientes pagantes

As publicações no LinkedIn podem ser mais do que...

Kagame exonera primeiro-ministro e reestrutura todo governo

O Presidente ruandês, Paul Kagame, exonerou esta quarta-feira o...

A especulação sobre a aquisição da BP estremece mercado global

A gigante petrolífera BP (British Petroleum) está novamente no...