0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Indemnizações lideram reclamações dos clientes das empresas seguradoras

Data:

No I Semestre de 2022 houve menos reclamações do que no ano passado, mas continua a ser o incumprimento no pagamento de indemnizações a liderar as queixas dos cidadãos. No total, a ARSEG registou 182 reclamações até ao final de Julho, 174 do ramo não-Vida e apenas 8 do ramo Vida.

O incumprimento no pagamento de indemnizações é o principal motivo de conflito entre as seguradoras e o segurado, seguido da falta de orientações sobre os direitos clientes, cobrança indevida dos prémios, rejeição no pedido de renovação da apólice, pedido da anulação da apólice de seguro de saúde, entre outras reclamações.

Do ponto de vista prático há razões que são apontadas às seguradoras que se atrasam nos pagamentos ou que os valores não estão de acordo com o contratualizado, mas também aos cidadãos, com um crescente número de tentativas de fraude.

Para Rodrigo Muenho, consultor de seguros, os operadores do mercado devem trabalhar mais para aumentar o índice de confiança do sector de seguros. “Temos um mercado que já tem pouca penetração por várias razões e uma delas é a falta de confiança das pessoas.

Das 20 seguradoras que reportaram as informações ao regulador, a Ensa é a companhia que apresentou o maior número de reclamações, com um total de 56, seguida da Sanlam com 28, a Nossa Seguros com 24, a Fidelidade com 21 e a A Mundial Seguros com 12 reclamações registadas.

Apesar de ser a companhia com mais reclamações, a Ensa juntamente com a Nossa, a Fidelidade e a Global Seguros são as únicas que têm todos os processos de reclamação concluídos. Enquanto a Sanlam Seguros tem concluídos 64% e 36% abertos. A Mundial Seguros tem 92% das reclamações concluídas e 8% abertas, a Fortaleza Seguros tem 80% concluídas e 20% abertas.

Os segurados foram os que mais apresentaram reclamações, com 46%, seguido do tomador (a pessoa que assina o contrato com a empresa de seguros) com 21%, os terceiros aparecem 28%, outros 5%.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...