O vice-governador provincial de Malange para o sector Político, Social e Económico, Domingos Eduardo, anunciou a reabertura ainda este mês do centro de atenção a saúde mental, encerrado em 2020 para atender casos positivos da Covid-19.
O responsável falava à margem do I encontro provincial dos psicólogos de Malanje, enquadrado no âmbito do dia mundial da saúde mensal, tendo referido que com a reactivação da unidade, voltam a normalidade as consultas e outras assistências a pessoas com transtornos psíquicos.
Disse por outro lado que o governo provincial de Malanje vem envidando esforços, no sentido de criar condições mínimas que visam proporcionar assistência especializada às pessoas com patologias do fórum psicológico, daí a pertinência da reabertura do centro da Cahala.
Acrescentou que a par disso, o governo está igualmente a trabalhar junto do Ministério da Saúde, com vista a se estudar a possibilidade de construção de uma sala psiquiátrica no futuro Hospital Geral de Malanje, para diversificar as áreas de atendimento das doenças mentais.
Por sua vez, o coordenador provincial da Ordem dos Psicólogos de Malanje, Veloso Dala apontou o uso excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas, depressão e ansiedade como factores que podem desencadear em patologias psíquicas, por isso urge prevenir estes aspectos.
Realçou que a falta de um ambiente saudável na escola e na família, bem como o estresse, também constituem factores que contribuem em alguns casos para o surgimento de transtornos mentais em crianças e adultos.
O encontro provincial dos psicólogos visou buscar consenso entre os filiados e governo provincial, sobre as medidas a se adoptar para a elevação da consciencialização da população sobre os cuidados a se ter para prevenir doenças mentais e apelar para atenção às pessoas padecendo da doença.
Durante algumas horas, os participantes abordaram matérias relacionadas com o estado da saúde mental em Malanje, importância do psicólogo no diagnóstico e prevenção dos crimes e inserção dos psicólogos no sistema escolar, entre outras.
O dia mundial da saúde mental, foi instituído em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o objectivo de alertar sobre os cuidados necessários para a manutenção da saúde mental e combater os preconceitos ligados aos problemas emocionais e psicológicos.
TPA/CD