Num mundo onde as primeiras impressões são muito importantes, não é surpresa que muitas vezes somos surpreendidos a tentar descobrir como maximizar a nossa beleza (mulheres) dada por Deus.
Afinal, quem não quer fazer as cabeças girarem e os corações palpitarem?
Felizmente, a ciência cobre você. Aqui estão quatro técnicas apoiadas por pesquisas para possuir sua imagem e deixar uma impressão duradoura em todos que você conhece.
#1. Torne-se profissional com um visual “sem maquiagem, maquiagem”
Ao contrário das crenças de algumas mulheres, a pesquisa sugere que usar muita maquiagem pode levar a um erro de calibração nos julgamentos de atratividade. De acordo com uma pesquisa publicada no Quarterly Journal of Experimental Psychology , as mulheres podem acreditar erroneamente que precisam aplicar mais maquiagem do que o necessário para atender aos padrões sociais percebidos de atratividade.
Os autores afirmam: “As descobertas sugerem que as percepções de atratividade com cosméticos são uma forma de ignorância pluralista, em que as mulheres adaptam seu uso de cosméticos a uma percepção imprecisa das preferências dos outros”.
Na mesma linha, um estudo publicado na PLOS ONE sugere que, embora o uso moderado de maquiagem possa influenciar positivamente os julgamentos de atratividade, competência, simpatia e confiabilidade, usar muita maquiagem pode levar a percepções de artificialidade.
Portanto, a melhor abordagem pode ser optar por um visual “sem maquiagem, maquiagem” que realça suas características naturais de maneira sutil e sem esforço. Teste esse visual usando uma base leve, sombras neutras e aprimorando os cílios e as sobrancelhas.
#2. Não jogue muito duro para conseguir
A pesquisa psicológica nos insta a questionar a ideia de que jogar duro para conseguir é uma boa maneira de aumentar o apelo percebido de alguém. Por exemplo, um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences descobriu que quando as pessoas podem entender facilmente as emoções da outra pessoa, elas tendem a se sentir mais atraídas por elas.
Alternativamente, quando estamos menos confiantes na nossa compreensão do estado emocional de alguém – ou em nossa capacidade de descodificar os seus motivos – temos a tendência de suspeitar ou até mesmo ter medo dessa pessoa.
Ser excessivamente esquivo ou distante pode inadvertidamente enviar sinais confusos, levando à confusão e potencial desinteresse dos outros. A comunicação genuína e honesta é fundamental na construção de conexões significativas.
#3. Mantenha os flertes casuais e directos
Um estudo publicado em Personality and Individual Differences comparou quais dos seguintes tipos de paquera femininas eram mais atraentes e provocavam o interesse dos homens:
- Linhas de pick-up directas : “Quer beber alguma coisa?” “Desculpe, tem olhos muito bonitos.” “Posso ter o seu número?” “É muito giro!.”
- Frases irreverentes : “Vamos conversar ou continuar em flertes à distância?” “Eu sempre vejo-lhe aqui, deve ser o melhor cliente!” “Já que está sozinha e eu estou sozinho, por que não nos sentamos juntos?” “Eu sou uma pessoa fácil, é o seu caso?”
- Frases inócuas : “Pode recomendar-me uma boa bebida?” “Eu já o vi antes, trabalha aqui?” “Onde fez essa tatuagem? Doeu?” e Olá.”
Sem surpreas, os homens avaliaram todas as formas de falas vindas das mulheres atraentes como eficazes. No entanto, eles tendem a ficar mais impressionados com a franqueza.
“Nossas descobertas sugerem que as linhas diretas são preferidas às linhas irreverentes e inócuas, sendo as linhas inócuas as menos preferidas”, afirmam os pesquisadores.
#4. Mostre seu sorriso
Um sorriso genuíno pode fazer maravilhas quando se trata de atratividade. Um sorriso tem um efeito poderoso em como parecemos atraentes e agradáveis para os outros – e pesquisas anteriores mostram que pessoas atraentes são vistas como mais bem-sucedidas, inteligentes e amigáveis. Um estudo sugere que apenas nossos dentes podem influenciar o quão atraentes somos percebidos e como os outros veem nossa personalidade.
Exibir um sorriso sincero tem efeitos cascata – não só faz com pareça mais atraente, mas também percebe-se como mais receptivo e confiável pelos outros. Quando compartilha um sorriso radiante com o mundo, isso sinaliza abertura, amizade e um interesse genuíno em se envolver com os outros.
Conclusão
Atracção, por definição, é uma coisa subjectiva. Mas também há uma ciência nisso. Ao usar maquiagem para realçar levemente (não encobrir) seus traços, mantenha a comunicação e o flerte amigáveis e directos por exalar a sua felicidade interior, vai descobrir que a atracção do seu brilho magnético é um pouco mais forte do que antes.