Segundo um comunicado do Tesouro Nacional (TN), citado pela Agência de Notícias SAnews, foi assinado um financiamento concessional de cerca de mil milhões de dólares americanos com o Banco Mundial (BM) e um outro de 300 milhões de dólares com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
A nota acrescenta que foi rubricado um terceiro empréstimo de perto de 500 milhões de euros com o Banco Alemão de Desenvolvimento e Investimento Kreditanstalt fur Wiedrsufbau (KfW).
Os empréstimos concedidos pelo KfW] e pelo BAD seguem a sua parceria com o BM na segunda Operação de Política de Desenvolvimento para assessorar a África do Sul com a transição justa para uma economia resiliente e de baixo carbono.
Trata-se de empréstimos soberanos concedidos directamente ao Tesouro Nacional, para fins de despesas orçamentais gerais, explica a nota.
O documento explica ainda que as facilidades dadas pelas três instituições de desenvolvimento “estão alinhadas” com a estratégia de financiamento do TN, para apoiar as principais reformas do Governo no âmbito das alterações climáticas e do sector eléctrico.
O TN ressalta igualmente que os acordos significam e reforçam os excelentes esforços de colaboração entre o Executivo sul-africano, o BM, o BAD e o Governo alemão, que garantiram a conclusão bem sucedida dos empréstimos.
JA