O Centro de Convenções Sandton, em Joanesburgo, África do Sul, local que acolhe, terça-feira, a 15.ª Cimeira dos BRICS, regista, neste momento, um movimento frenético.
Segundo apurou o Jornal de Angola, o Aeroporto Internacional O.R Tambo continua a registar a chegada de delegações de vários países para participarem no evento.
Conforme avançou, segunda-feira, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, mais de 30 Chefes de Estado e de Governo do continente africano marcarão presença na Cimeira dos BRICS.
Angola participa no evento com uma delegação chefiada pelo Ministro de Estado para a coordenação económica, José de Lima Massano, em representação do Presidente da República, João Lourenço.
A 15.º Cúpula dos BRICS – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul será a primeira a ser realizada presencialmente desde o início da pandemia de Covid-19.
Questões de segurança
De acordo com um comunicado, enviado ao Jornal de Angola, o ministro da Polícia da África do Sul, Bheki Cele, e o Comissário Nacional do Serviço da Polícia, Fannie Masemola, farão, hoje, um discurso para todas as forças destacadas na Cúpula dos BRICS, seguido de um desfile das forças de segurança.
O desfile das forças de segurança será composto por oficiais de várias disciplinas do Serviço da Polícia Sul-Africana e agências de segurança de apoio destacadas para salvaguardar o evento.
Conforme a informação disponibilizada, espera-se que a Cúpula reúna mais de 40 Chefes de Estado, dezenas de representantes de Governo, bem como dignitários locais e internacionais e delegados da Cimeira.
JA