Os contribuintes que não cumpriram com o pagamento do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM), até 30 de Junho, poderão continuar a efectuar o mesmo, mas já sob multa de 25 por cento do valor.
A informação foi avançada pelo chefe da 2ª Repartição Fiscal da Administração Geral Tributária (AGT), Rúben Zeca.
Rúben Zeca disse, ontem, que os contribuintes tiveram seis meses para realizar os pagamentos, razão pela qual não vislumbra razões para prorrogações.
Quantos às reclamações dos contribuintes sobre o mau funcionamento dos sistemas electrónicos, o chefe da 2ª Repartição Fiscal da AGT garantiu que, ao longo deste tempo, não houve falta de sistema, todavia, fruto da pressão ou forte adesão dos contribuintes nos últimos dias, o processo tornou-se cada vez mais lento.
“Infelizmente, temos o hábito de deixar para o último dia e o resultado, por mais que haja organização é que o sistema acaba por não responder com a qualidade desejada devido à demanda”, reconheceu.
Segundo Rúben Zeca, os cidadãos que efectuaram o pagamento nos meses anteriores, concluíram o processo de forma tranquila e sem constrangimentos.
O IVM é pago anualmente, e este processo é relativo ao Ano Fiscal de 2020. Além do IVM, terminou também ontem, o pagamento de outros impostos correntes, nomeadamente, Selo, IRT, IVA, entre outros.
JA