O antigo capitão da Selecção Nacional de futebol Fabrice Mayeco “Akwá” aconselhou hoje, em Luanda, a uma grande responsabilidade e determinação dos jogadores angolanos, para superarem as dificuldades no CHAN2018, que se disputa de 13 deste mês a 4 de Fevereiro próximo, no Reino de Marrocos.
Em antevisão a participação dos Palancas Negras, na prova reservada aos jogadores que actuam nos campeonatos internos, o ex-craque referiu à Angop, que os angolanos precisam de entrar moralizados e encararem os adversários sem receios na luta por resultados positivos, que dignifiquem o país.
“Acho que a Selecção Nacional deve primar por uma postura de responsabilidade e determinação, para que os resultados possam ser positivos. É preciso haver moralização e esforço colectivo na concretização dos objectivos preconizados. Sei que houve problemas na convocatória, com ausência de alguns jogadores, mas que os presentes podem mostrar estarem em condições de representarem condignamente o país”, disse.
Acrescentou que os substitutos dos primeiros convocados do novo treinador sérvio Srdjan Vasiljevic, devem aproveitar a montra da competição, também para evidenciarem-se com actuações que os possa projectar, a título de grupo e individuais.
Dos adversários da primeira fase, designadamente Burkina Faso, Camarões e Congo Brazzaville, referiu que o nível competitivo atingido pelo campeonato angolano (Girabola), permite encara-los com alguma perspectiva em resultados positivos, desde que haja uma grande entrega por parte dos representantes nacionais.
Sobre o novo seleccionador, adiantou que as presenças dos experientes adjuntos Love Kabungula, antigo jogador, e Silvestre Pelé, que foi treinador da Académica do Lobito, poderão auxiliar da melhor forma na condução da equipa.
Quanto aos convocados, o atleta Bugos (Petro Atlético de Luanda) e Ado Pena (Sagrada Esperança) foram os últimos a serem dispensados da selecção nacional.
Em conferência de imprensa, realizada nesta quarta-feira, na capital do país, o técnico nacional, o sérvio Srdjan Vasiljevic, anunciou os 23 jogadores.
Trata-se de Landu, JB, Rui, Vá, Almeida, Herenilson, Manguxi, Mira, Wilson, Job, To Carneiro, Nary, Moco, Mano Calesso, Medá, Lito, Gui, De Paizo, Caporal, Celso Barros, Chiló, Fofó e Paty.
A partida para Marrocos acontece domingo, dia 7. Na segunda edição, em 2011, Angola foi finalista derrotada pela Tunísia, decorrida no Sudão.