O Consulado Honorário de Angola na cidade de Nagoia, Japão, foi inaugurado formalmente ontem, quarta-feira, em cerimónia presidida pelo embaixador angolano naquele país da Ásia Oriental, Rui Orlando Xavier.
A instituição está localizada nos escritórios-sede da Toyota Tsusho Corporation, em Nagoia, e tem jurisdição sob o distrito consular de Chubu, que inclui as cidades de Yamanashi, Niigatan,Toyama, Gifu, Nagano, Shizuoka, Aichi, Ishikawa e Fukui.
Presente na cerimónia esteve igualmente o embaixador do Japão na República de Angola, Jiro Maruhashi, o recém-nomeado cônsul honorário de Angola em Nagoia, Ichiro Kashitani, que também é o presidente e CEO da Toyota.
Este é o primeiro cônsul honorário da República de Angola no Japão.
A cerimónia foi antecedida de um encontro de cortesia entre o diplomata angolano e o presidente do Conselho de Administração da Toyota Tsusho Corporation, Jun Karube.
Os representantes da Embaixada da República de Angola no Japão e da multinacional Toyota assistiram ao acto.
As relações diplomáticas Angola-Japão existem desde Setembro de 1976. As trocas de visitas de alto nível entre os dois países iniciaram-se no final dos anos 80.
Em Angola, o Japão tem desenvolvido projectos em áreas como a desminagem, infra-estruturas, energia, agricultura, educação e saúde.
No âmbito das trocas comerciais, Angola importa do Japão veículos automóveis, bem como aço, ferro e equipamentos.
Por seu lado, o Japão importa de Angola maioritariamente crude e outras matérias-primas.
Angop