Um milhão e 636 mil crianças dos zero aos cinco anos é imunizada contra o sarampo, rubéola e pólio de 22 a 31 deste mês, nas províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Uíge e Zaire.
O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda informou na abertura da Campanha Nacional de Vacinação que a actividade decorre em duas fases, a primeira que abrange oito províncias, com circulação actual do vírus do sarampo e a segunda que irá decorrer depois das Eleições Gerais nas outras nas dez províncias do país.
De acordo com os micro-planos elaborados por cada um dos municípios envolvidos na primeira fase da campanha participam de forma directa mais de 7 300 pessoas, entre técnicos e voluntários organizadas em 600 equipas móveis de vacinação, cuja supervisão é garantida por 216 supervisores.
Todas as crianças dos zero aos cinco anos devem ser imunizadas, independentemente de terem já recebido doses anteriores das referidas vacinas.
Franco Mufinda esclareceu que a imunização é uma das estratégias prioritárias para a redução da mortalidade infantil e que o Estado angolano tem vindo a assegurar a vacinação de rotina e em campanhas, de todas as crianças.
Quanto ao sarampo, explicou que desde 2020 que se verifica um aumento do número de crianças susceptíveis de contrair a doença, devido à menor demanda de vacinação de rotina nas unidades sanitárias, em parte por causa da pandemia da Covid-19, .
A campanha financiada pelo Executivo angolano, conta com o apoio técnico e também financeiro de parceiros internacionais nomeadamente a OMS, UNICEF, GAVI, da Nutrition Internacional e da USAID.
TPA/CD