A actriz angolana dos grupos Super Pakata e do Elinga Teatro, que esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios Sotigui do Burkina Faso, emocionou-se e agradeceu a família e todos os angolanos que votarem para que ele fosse considerada a Melhor Actriz da África Austral.
Para a actriz foi uma honra participar na cerimónia de entrega de prémios de um dos mais prestigiados concursos de cinema do continente africano. Em Dezembro do ano passado, Cláudia Púcuta participou, de forma presencial, na 2ª edição do Festival do Mar Vermelho (Festival Red Sea), que se realiza na cidade de Jeddaah, na Arábia Saudita.
Com este mesmo filme, que teve a sua estreia mundial no Locarno Film Festival – Suíca, a actriz angolana venceu a 2ª edição do Prémio Unitel Angola Move, na categoria de Melhor Actriz.
Os Prémios Sotigui, também conhecidos como a Noite Sotigui, são anuais para actores e actrizes do cinema africano e da sua diáspora, organizados no Burkina Faso. O seu objectivo é mostrar e premiar, em várias categorias, os melhores talentos do cinema africano em todo o mundo.
A cerimónia de entrega dos prémios Sotigui foi lançada em 2016, em homenagem ao actor maliano, nascido no Burkina Faso, Sotigui Kouyaté, falecido em Paris a 17 de Abril de 2010. À semelhança dos Óscares do cinema nos Estados Unidos ou da cerimónia do César em França, os Prémios Sotigui reconhecem anualmente os melhores actores-comediantes do cinema africano e da diáspora em várias categorias.
Desde a sua criação, os Prémios Sotigui contaram com a presença de vários actores do Burkina Faso, em particular, e de África, em geral.
TPA