Angola e Namíbia assinaram esta sexta-feira, um memorando de entendimento que permite aos cidadãos nacionais voltar a fazer compras e pagar serviços com Kwanzas na República da Namíbia, enquanto namibianos possam fazer o mesmo em Angola com a sua moeda.
“O que entendemos era dar um passo maior, não ter apenas o numerário, a troca de notas do Kwanza por Doláres Namibianos, mas termos hoje os instrumentos de pagamento mais moderno, incluindo os cartões de débito da rede Multicaixa e também a permitir que as transacções comerciais, como por exemplo recurso a cartas de crédito possa acontecer na moeda dos dois países”, começou por dizer o Governador do Banco Nacional de Angola, entrevistado pela RNA.
José de Lima Massano acrescentou, igualmente, que o caminho que está a ser feito vai tornar o Kwanza numa das moedas da região da SADC.
“O caminho que temos estado a fazer é tecnicamente mais exigente porque queremos as infra-estruturas de pagamentos a funcionar e a dialogar permitindo que as transacções possam ocorrer de forma célere, com segurança”, o objectivo de Angola passa por tornar o “Kwanza numa das moedas de sistema de pagamento da nossa região”, frisou.
JA