O comandante da unidade que liderou o ataque a Bakhmut e Soledar e também lutou na Síria, na República Centro Africana e na Líbia, tornou-se o novo líder do grupo Wagner.
Anton Elizarov, que ostenta o título de “herói da Rússia”, é o maestro dos grandes sucessos dos “Wagners”, sendo considerado o estrategista militar do grupo.
A companhia militar privada, também conhecida como Grupo Wagner, é uma formação militar não governamental russa. Desde 2014, o grupo opera na Ucrânia, Síria, Sudão, República Centro-Africana, Líbia, Mali, Venezuela, Guiné, Botswana, Congo, Madagáscar, Ruanda, Moçambique, Zimbabué, Lesoto e Chade.
Em 2017, foi incluído na lista de sanções dos EUA. Quatro anos depois, a União Europeia sancionou o grupo por minar a integridade territorial e a soberania da Ucrânia, pela desestabilização da Síria e da Líbia e pela violação dos direitos humanos.
O até então líder do grupo, Yevgeny Prigozhin, juntamente com o seu braço direito, Dmitry Utkin, morreram num na acidente de avião que vitimou dez pessoas no Norte de Moscovo, na passada quinta-feira, 23.
Noticias ao minuto