0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Avaria técnica deixa litoral sul de Angola às escuras

Data:

Uma avaria no transformador de intensidade, motivada por aquecimento, deixou a cidade de Benguela e os municípios da Baía Farta, Catumbela e parte do Lobito, sem energia eléctrica desde a noite deste domingo.

Segundo a directora provincial do Gabinete de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Jandira Ribeiro, que falava à Angop, estão assegurados apenas serviços especiais para o Hospital Geral de Benguela (HGB), enquanto equipas conjuntas da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) e da Rede Nacional de Transporte (RNT) foram colocadas no terreno, para identificação e resolução da situação.

“Depois de identificarem a avaria, estão a trabalhar nas diversas subestações e, neste momento, um novo transformador foi encontrado nas instalações da Catumbela, tendo sido já removido para a central principal da Quileva, no Lobito, onde a qualquer instante poderá entrar na fase de testes, depois de montado”, disse a directora, avançando que, forçosamente, a região voltará a ser reabastecida de corrente eléctrica antes das zero horas.

Explicou que, antes da quebra do sistema, às 20 horas de domingo, o litoral estava a ser atendido com 120 Megawatts, perfazendo quase 100 por cento da capacidade de produção e, com essa avaria do transformador, passou para um mínimo de 20 por cento de produção, cujos serviços estão direccionados para áreas específicas (hospitais e estações de produção e tratamento de águas – ETAs).

Confirmou tratar-se de uma situação técnica constrangedora, mas referiu que o importante é que uma nova peça foi já encontrada localmente e, para agrado dos técnicos envolvidos e da população, vai permitir o restabelecimento do sistema ainda hoje.  

A barragem do Lomaum está com uma injecção de 35 Megawatts no sistema, mas esta produção quase não pode ser utilizada, uma vez que o mesmo sistema está quase todo inoperante.

O transformador de intensidade é um dispositivo que reproduz no seu circuito secundário, a corrente eléctrica que circula no circuito primário, mantendo a posição vectorial numa proporção adequada. Utiliza-se normalmente o seu secundário para protecção, controlo e medida de fortes correntes e tensões que circulam no circuito primário.

Estes dispositivos são indispensáveis ao correcto funcionamento dos equipamentos de correcção do factor de potência.

A zona litoral de Benguela dispõe de um sistema intercalado de abastecimento tanto de água como de energia eléctrica, ligando as quatro cidade separadas por distâncias que vão até 33 quilómetros para Lobito, 25 quilómetros para Baía Farta e 26 para a Catumbela.  

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...