O período de Junho até ao dia 21 de Outubro de 2022, os bancos comerciais que operam no País apenas aprovaram 47 processos relativos a créditos à habitação, à luz do Aviso 09/22 do Banco Nacional de Angola (BNA).
A aprovação dos 47 processos representa menos de 50% dos 111 processos submetidos à banca comercial. De acordo com as informações prestadas, por via dos 47 processos aprovados foram já desembolsados 3, 1 mil milhões de kwanzas, o que corresponde somente a 5% do valor global previsto para o crédito ao sector imobiliário, estimado em 58 mil milhões Kz.
Com 47 processos aprovados em quatro meses, os bancos comerciais acabaram deste modo por validar em média duas solicitações diariamente, já que quatro meses possuem 88 dias úteis.
Explicado doutro modo, dos mais de 100 processos, os bancos comerciais chumbaram 15 pedidos de crédito à habitação, 44 estão no laboratório de análise e até ao momento 47 conseguiram obter o aval.
Segundo o BNA, os solicitantes dos créditos habitacionais apresentam um conjunto de incongruências no momento de remeter os documentos exigidos à luz do Aviso 09.
NJ