Com o lançamento do evento de premiação “Angolan Banking Brands Awards (ABBA), os cidadãos angolanos vão poder escolher através do voto online, a partir da segunda quinzena de Novembro até 2 de Dezembro deste ano, o banco que presta melhor serviço aos consumidores no mercado nacional.
A iniciativa é da “Mukixi Brands” em cooperação com a Revista Forbes África Lusófona. A organização apresentou à imprensa o prémio que vai avaliar a prestação de serviços dos bancos no mercado angolano, a fim de promover a humanização dos serviços e a comunicação na banca.
Para concorrer, os bancos do sistema financeiro angolano deverão manifestar a sua intenção à organização dos ABBA e assim, receber documentos sobre os termos de participação.
O prémio, que será atribuído numa gala no dia 2 de Dezembro deste ano prevê 18 categorias, sendo oito para a votação do público e 10 para a votação do corpo de jurado. O público votante poderá para o efeito aceder ao endereço www.ABBA.ao .
Entre as 18 categorias constam “ Melhor Banco Tecnológico”, “Melhor Banco em Inclusão Financeira”, “Melhor Banco em Investimento”, “Menção Honrosa”, “Mulheres em Cargo de Chefia, Melhor Banco em Depósito a Prazo, Melhor Banco em Projecto Social do Ano, Literacia Bancária”, “Banco Sustentável” e “Melhor Banco Comercial”.
Os bancos que forem premiados receberão um troféu não revelado, a ser entregue pelos patrocinadores, um dos quais, a “Central Privada de Informação de Crédito”, organização existente há pouco menos de um mês no mercado angolano.
“Os ABBA pretendem configurar-se como a principal plataforma para dar voz aos consumidores dos serviços bancários”, afirmou o director geral dos ABBA, Lady Mukeba, salientando que com a iniciativa não pretendem denegrir os bancos ou insultar uma ou outra instituição do sector.
Entretanto, com este Prémio da Melhor Marca Bancária Angolana os consumidores poderão despertar as instituições bancárias que estão acomodadas e desinteressadas em prestar melhor serviço para a satisfação dos seus clientes.
A organização dos ABBA se deve entre muitos questionamentos, por que razão os bancos angolanos são distinguidos apénas fora de Angola se eles prestam serviços em Angola e aos consumidores nacionais?. Indagou-se Lady Mukeba justificando ser essa uma das motivações da criação da gala de premiação.
O evento realizado no Hotel Intercontinental, em Luanda, contou entre outros com a participação de responsáveis da banca nacional.
Forbes África Lusófona