OGE: Despesas com salários e subsídios vão disparar para 3,1 biliões de KZ

Data:

Ministério das Finanças e o MAPTSS admitem que o ajuste feito nos salários da função pública e nos serviços castrenses “acarreta consigo um risco de impactar a trajectória do processo de consolidação fiscal e promover a inflação”. 

Em 2023, o Governo angolano vai aplicar no Orçamento Geral do Estado (OGE) mais de 3,1 biliões de kwanzas, equivalente a 7 mil milhões de dólares, à taxa média do câmbio actual do BNA, para atender as despesas com salários, subsídios e outras remunerações dos aproximadamente 700 mil efectivos registados no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE).

O valor em causa vai ficar 16% acima dos mais de 2,6 biliões de kwanzas (6 mil milhões USD) inscritos no OGE 2022 como despesas com ordenados e outras remunerações dos empregados contabilizados pelo SIGFE, sendo que o aumento da despesa salarial está associado ao ajustamento do salário-base na função pública e o mais recente feito nas forças de defesa e segurança.

O Ministério das Finanças e o MAPTSS referem no documento reservado, que o ajuste feito nos salários da função pública e nos serviços castrenses “acarreta consigo um risco de impactar a trajectória do processo de consolidação fiscal e promover a inflação”.

NJ

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Entenda AGORA por que a Taylor Swift é um modelo para empreendedores

Tens um modelo? Muitos proprietários de empresas podem apontar...

Conheça AGORA os países africanos com mais bilionários em 2024

O boom dos multimilionários africanos é um momento decisivo...

Fundador da Netflix investe em startup africana de irrigação solar

O cofundador da Netflix, Reed Hastings, e o ex-CEO da Alphabet, Eric...

Conheça a mulher que se tornou primeira-dama em dois países diferentes

Samora sente-se privilegiada por ter partilhado a sua vida...