Presidente do Senegal audita setores do petróleo, gás e mineração

Data:

O recém-eleito Presidente, Bassirou Diomaye Faye, anunciou os planos do Senegal para realizar uma auditoria aos sectores do petróleo, gás e mineração.

  • O recém-eleito Presidente Bassirou Diomaye Faye anunciou os planos do Senegal para realizar uma auditoria aos sectores do petróleo, gás e mineração.
  • A auditoria é uma das primeiras medidas políticas anunciadas desde a posse do ex-inspector fiscal, de 44 anos,  na terça-feira .
  • O presidente enfatizou a abertura do país aos investidores.

Faye disse à nação num discurso televisionado na quarta-feira, enfatizando a abertura do país aos investidores.

A auditoria é uma das primeiras medidas políticas anunciadas desde a posse do ex-inspector fiscal, de 44 anos, na terça-feira , informou a Reuters .

Faye derrotou o candidato da coligação no poder nas eleições de Março por uma vitória esmagadora, reflectindo grandes esperanças de mudança no país de cerca de 18 milhões de habitantes.

O que o presidente disse:

A exploração dos nossos recursos naturais, que segundo a Constituição pertencem ao povo, receberá especial atenção do meu governo”, afirmou.

“Prosseguirei com a divulgação da propriedade efectiva das empresas extractivas (e) com uma auditoria ao sector mineiro, petróleo e gás.”

Ele forneceu mais detalhes, mas procurou também tranquilizar os investidores, que disse serem “bem-vindos no Senegal”.

“Os direitos dos investidores serão sempre protegidos, assim como os interesses do Estado e do povo”, disse ele.

O primeiro desenvolvimento petrolífero offshore do Senegal deverá iniciar a produção em meados de 2024. Espera-se que o projecto de petróleo e gás Sangomar, operado pela Woodside Energy, produza cerca de 100.000 barris por dia.

O país também se prepara para lançar o projecto de gás natural liquefeito Grand Tortue Ahmeyim, no valor de 4,8 mil milhões de dólares, ainda este ano, liderado pela BP Plc e pela Kosmos Energy Ltd.

De acordo com a Bloomberg , espera-se que os projectos estimulem o crescimento económico de mais de 8% em 2024 e de mais de 10% em 2025.

O Senegal já é um dos países africanos que domina as 10 principais economias em crescimento do mundo. Prevê-se que o crescimento do Senegal seja impulsionado pelo aumento de projectos privados e de infra-estruturas.

BI

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Entenda AGORA por que a Taylor Swift é um modelo para empreendedores

Tens um modelo? Muitos proprietários de empresas podem apontar...

Conheça AGORA os países africanos com mais bilionários em 2024

O boom dos multimilionários africanos é um momento decisivo...

Fundador da Netflix investe em startup africana de irrigação solar

O cofundador da Netflix, Reed Hastings, e o ex-CEO da Alphabet, Eric...

Conheça a mulher que se tornou primeira-dama em dois países diferentes

Samora sente-se privilegiada por ter partilhado a sua vida...