A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
Na mesma cerimónia estiveram representantes das Embaixadas de Angola e de Cuba, bem como convidados com destaque aos membros das comunidades angolanas e cubanas.
O convidado de honra foi o ministro dos Desportos, Arte e Cultura da África do Sul, Zizi Kodwa, que por razões de saúde foi substituído à última hora pela secretária-geral adjunta, Mandisa Tshikwatamba.
Todos os discursos convergiram em torno da importância da data para a libertação da África Austral, irmandade e solidariedade dos povos, preservação da paz, consolidação da democracia e estabilidade económica.
Em nota, a missão diplomática angolana em Pretória refere que foi destacada também, “a bravura de valorosos combatentes, com o apoio de Cuba e da antiga URSS e dos seus líderes à época – particularmente do papel do Presidente José Eduardo dos Santos”.
Adams Queta, falando em nome do MPLA, destacou as “excelentes relações” de cooperação entre Angola e África do Sul e o legado que os resultados da Batalha do Cuito Cuanavale deixa para as novas gerações.
Por sua vez, o encarregado de Negócios da Embaixada de Angola na África do Sul, conselheiro Eduardo Joaquim Kondua, realçou o papel do país para o fim do Apartheid, a Independência da Namíbia e a libertação de Nelson Mandela.
JA