Cento e dezasseis mil e 115 pessoas, entre crianças e adultas, foram imunizadas, de Janeiro até a data presente, contra diversas patologias no município do Chitembo, 150 quilómetros a Sul da cidade do Cuito, província do Bié.
O administrador municipal do Chitembo, Daniel Mucanda, disse que as acções desenvolvidas nas unidades sanitárias permitiram vacinar cinco mil 805 gestantes e mulheres em idade fértil contra o tétano, 76 mil 766 contra a febre-amarela,
Foram imunizados, segundo a fonte, mil 332 contra a vacina de BCG, oito mil 243 contra a poliomielite, sete mil 454 contra a pentavalente, Pnumo-13 sete mil 181, rotavírus cinco mil 228, bem como quatro mil 106 contra o sarampo, respectivamente.
Sem avançar o número, disse que a malária, doenças respiratórias e diarréicas agudas são as que mais prevalecem naquela municipalidade, apelando a população a valorizar as normas de cuidados primários de saúde, visando combater as patologias nas comunidades.
A malária, doenças diarréicas e respiratórias agudas, parasitoses intestinais, reumatismo, infecções de transmissão sexual, doenças da pele e gastrite são entre as patologias mais tratadas nas unidades sanitárias daquela municipalidade.
Com uma superfície de 19 mil 998 quilómetros quadrados e uma população estimada em 68.581 habitantes, o município do Chitembo controla 17 unidades sanitárias. Os serviços são assegurados por 298 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e funcionários administrativos.