0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Cazaquistão muda novamente nome da capital do país para Astana

Data:

O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jormart Tokayev, concordou nesta terça-feira em mudar o nome da actual capital do país, Nursultan, associado ao antigo presidente, para voltar a ter o nome anterior, Astana.

De acordo com o The Guardian que avança a notícia, a decisão de Tokayev tem como objectivo mitigar o crescimento da tensão evidenciado por protestos pacíficos em Janeiro com a subida de preços do combustível, bem como de protestos em relação à necessidade de corte com a influência que Nursultan Nazarbayev detinha há várias décadas, no partido e no Conselho de Segurança Nacional. 

As manifestações inicialmente pacíficas, acabaram por traduzir-se em insatisfação popular e tendo culminado em 2,298 detenções, em 748 agentes feridos, 18 mortes e em 400 pessoas hospitalizadas.

Nazarbayev assumira o cargo em 1989, tendo sido o líder que conduziu os destinos do país na transição pós-dependência soviética, até Junho mantinha muito poder o que o levou a uma reforma constitucional, depois de um referendo e à consequente demarcação de Kassym-Jormart Tokayev com o antigo líder.

A mesma fonte, refere que esta alteração é feita três anos depois do Parlamento cazaque ter decidido aprovar uma proposta, na altura realizada pelo mesmo Tokayev, que à data optou por renomear a cidade, prestando tributo ao mesmo que tinha deslocado a capital de Almaty em 1991, para Astana em 1997.

TPA/CD

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...