A visão do CEO da Chevron, Mike Wirth, sobre as refinarias dos EUA é que nunca haverá outro novo edifício de refinaria nos Estados Unidos.
Os altos preços na bomba desencadearam uma série de discussões sobre onde estão as restrições do mercado, mas a actual utilização das refinarias nos Estados Unidos – que está em mais de 90% – combinada com baixas reservas de produtos e margens de refinaria altíssimas, indica que o gargalo para levar mais gasolina ao mercado é o segmento de refino – não o bombeamento de petróleo.
Mas, de acordo com Wirth, pode não haver alívio à vista. Em entrevista à Bloomberg Markets, Wirth descreve sua lógica para essa crença:
“Construir uma refinaria é um investimento multibilionário. Pode levar uma década. Não temos uma refinaria construída nos Estados Unidos desde a década de 1970. Minha opinião pessoal é que nunca haverá outra refinaria construída nos Estados Unidos.”
De acordo com Wirth, as empresas de petróleo e gás teriam que pesar os benefícios de comprometer o capital daqui a dez anos, que precisarão de décadas para oferecer um retorno aos acionistas “em um ambiente de políticas em que governos de todo o mundo estão dizendo ‘não queremos esses produtos para ser usado no futuro’”.
Na opinião de Wirth, eles estão a receber sinais contraditórios nessas discussões sobre políticas.
“Precisamos sentar e ter uma conversa honesta – uma conversa pragmática e equilibrada – sobre a relação entre energia e prosperidade econômica, segurança nacional e proteção ambiental. Precisamos reconhecer que tudo isso importa.”
Wirth reiterou a visão da indústria de que os produtores de petróleo e gás têm uma visão de longo prazo dos fundamentos do mercado de oferta e demanda ao estabelecer investimentos.
E de acordo com Wirth, leva anos para que as decisões tomadas hoje resultem em petróleo.
As circunstâncias únicas dos últimos dois anos de pandemia apenas procuraram exacerbar a defasagem entre demanda e oferta, pois os trabalhadores da indústria fugiram da indústria e os poços e refinarias foram desligados – alguns para nunca mais voltar.
OIL PRICE