0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

CEO da principal empresa de serviços públicos da Europa: geração de energia a partir de gás é “estúpida”

Data:

É “estúpido” usar gás natural para aquecer residências ou gerar eletricidade quando existem alternativas melhores, disse o CEO da maior concessionária da Europa à CNBC na terça-feira, observando que o gás deve ser usado para processos industriais onde ainda é insubstituível.  

A Europa usa “muito gás” para produzir eletricidade, disse Francesco Starace, executivo-chefe da gigante italiana de energia Enel, à CNBC durante o Fórum Econômico Mundial na Suíça.

O gás é usado “de maneira estúpida, porque queimar gás para produzir eletricidade é, hoje, estúpido”, acrescentou.

“Você pode produzir eletricidade melhor, mais barato, sem usar gás… O gás é uma molécula preciosa e você deve deixá-lo para… aplicações onde for necessário”, disse Starace a Steve Sedgwick, da CNBC.

O CEO da Enel – que prometeu investir dezenas de bilhões de dólares em energias renováveis ​​nas próximas décadas – disse que o uso de gás deve ser poupado para a indústria e reduzido na produção de eletricidade e aquecimento doméstico quando houver melhores alternativas.

“No geral, acho que haverá uma redução no consumo de gás na Europa em geral, proveniente principalmente daqueles, como eu disse, usos ‘estúpidos’”, disse Starace à CNBC.

A União Europeia está procurando reduzir sua dependência do gás russo e propõe metas de eficiência energética acelerada e energia renovável como parte de seu plano para fazê-lo.

A Enel, por sua vez, disse no final de 2020 que investiria até US$ 171 bilhões ( 160 bilhões de euros ) até 2030 no aumento da geração de energia renovável, descarbonização e infraestrutura de rede como parte de um novo plano para se tornar um “Super Major” em renováveis. 

No final de 2021, a Enel adiantou em 10 anos a meta de descarbonização e prometeu vender apenas eletricidade produzida a partir de fontes renováveis ​​até 2040. A Enel pretende eliminar gradualmente a geração a carvão até 2027 e a geração de energia a gás até 2040.  

OILPRICE

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...