O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao país, no princípio desta noite, depois de testemunhar, esta sexta-feira (16), na cerimónia de investidura de Denis Sassou Nguesso, em Brazzaville, capital da República do Congo.
Vários Chefes de Estado africanos marcaram presença, nesta sexta-feira (16), na investidura do Presidente Denis Sassou Nguesso.
Além do angolano, João Lourenço, estiveram presentes o da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, também presidente em exercício da União Africana, da Namíbia, Etiópia, RCA, Guiné-Bissau, Senegal, Cote de Ivoire, Libéria, Guiné Equatorial, Conacry.
Entre outras individualidades presentes na actividade, esteve o ex-futebolista camaronês Samuel Eto.
À chegada ao Palácio dos Congressos (o que aqui é Assembleia Nacional), onde decorreu o evento, João Lourenço, que se fez acompanhar da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, foi recebido, à porta daquela Casa das Leis, pelo anfitrião.
Depois de testemunhar o momento de investidura de Nguesso, ocorrido na sala principal do Palácio dos Congressos, o estadista angolano assistiu, já no período da tarde, ao desfile de tropas em parada, que foi antecedida de 21 salvas de canhão.
Em declarações à imprensa, ainda no decorrer da cerimónia de investidura, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que a participação do Chefe de Estado angolano à investidura de Nguesso representa o bom momento das relações existente entre os dois países.
JA