A situação, de acordo com populares, decorre da rápida degradação da única infra-estrutura rodoviária, inaugurada em Dezembro de 2022, pela Administração Municipal de Belas, com o nome Eduardo Costa Gabriel.
Inicialmente considerada a salvação para os moradores daquela região, explicaram, a estrada prometia facilitar o acesso ao Bairro Mundial e as suas áreas circundantes, onde anteriormente apenas camiões basculantes eram utilizados devido à ausência de vias adequadas.
No entanto, referem, após apenas onze meses de operação, a infra-estrutura que consumiu quatro mil milhões de kwanzas dos cofres do Estado, já não atende às necessidades das comunidades denunciando, por outro lado, que a empresa responsável pela construção parece não ter cumprido adequadamente o seu papel, incluindo a fiscalizadora da obra.
Denunciam ainda terem retornado às condições precárias, especialmente durante a época chuvosa. “Agora, os habitantes enfrentam diariamente a luta por um lugar nos camiões basculantes, essenciais para não perderem seus empregos e negócios, disseram.
“A situação está a afectar directamente os professores da única instituição escolar da localidade que, quando chove, são obrigados a circular dentro de uma arca e pagar mil kwanzas por travessia”, lamentaram, acrescentando, por outro lado, que a inundação no Wala tem encarecido a vida dos habitantes e “os professores, por sua vez, precisam aguardar o rio secar para retomar suas actividades lectiva, o que prejudica significativamente os estudantes da escola, privando-os de aulas na maior parte do tempo”, Relataram.
ANGOP