0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Cidade Agropecuária vai gerar dois mil empregos em Malanje

Data:

Dois mil postos de trabalho directos e indirectos poderão ser criados com a construção da Cidade Agropecuária da Juventude Angolana (CAJA), a partir do primeiro trimestre de 2024, no município de Cacuso, pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

O projecto será executado numa área de 500 hectares e abarcará 250 habitações, escolas, centro médico, posto policial e outras infra-estruturas de apoio social, e vai beneficiar 500 jovens agrupados em cooperativas agropecuárias, visando o combate à fome e à pobreza.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Calunga, à margem da visita de trabalho que efectua desde segunda-feira à província de Malanje, realçando que nesta altura está em curso o projecto piloto da cidade agropecuária da juventude no município do Dande, província do Bengo com previsão de 180 habitações para albergar 350 jovens e gerar mil 350 postos de trabalho.

Fez saber o que a iniciativa vai abranger todos os municípios do país e conta com um financiamento de um bilhão 800 milhões de kwanzas do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e de 10 mil milhões de Kwanzas do Banco Angolano de Investimentos (BAI).

Isaías Calunga frisou que a CAJA perspectiva distribuir 10 hectares por cooperativa, destinados ao fomento da produção agrícola e pecuária no seio dos jovens, rumo à autossuficiência alimentar.

Formação

Entretanto, o líder juvenil informou que, no âmbito do projecto Formar Hoje para Servir Amanhã, de iniciativa do CNJ em parceria com instituições de ensino, quatro mil jovens já beneficiaram nos últimos anos de formação superior no país e outros 42 mil e 500 estão a beneficiar de bolsas de estudo a custo zero.

Disse que o CNJ está a encetar contactos junto de outras instituições de ensino para que no ano académico 2023/2024 mais jovens de famílias desfavorecidas possam beneficiar de bolsas de estudo nas 18 províncias do país.

Habitação

O responsável exortou o Executivo a prosseguir com o projecto de distribuição de terrenos infraestruturados aos jovens, para a autoconstrução dirigida, rumo a concretização do sonho da casa própria.

À sua chegada à província, Isaías Calunga manteve um encontro com líderes juvenis, prestigiado pelo vice-governador de Malanje para o sector Técnico e Infraestruturas, Angelino Quissonde, que destacou o engajamento do Executivo na materialização de políticas que visam empoderar a juventude.

Encorajou esta franja social a apostar na agricultura e pecuária, mediante prévia formação especializada, de modo a tirar proveito das potencialidades da província e contribuir no processo de diversificação económica do país.

Na sequência, Isaías Calunga visitou os projectos habitacionais das 500 Casas e as obras dos 214 apartamentos em construção, ambos no bairro carreira de tiro.

Para hoje, último dia de trabalho, o responsável trabalha no município de Cacuso onde visita instituições de ensino e castrenses, projectos sociais e o local onde será implantado o CAJA.

ANGOP

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...