É seguro supor que já experimentou o poder da fintech pelo menos uma vez. Se você já usou uma carteira móvel, um banco pela Internet, um aplicativo UPI ou um portal online para comprar cartões de crédito ou apólices de seguro, você já experimentou a fintech em acção.
A força combinada de finanças e tecnologia tem influenciado a maneira como as coisas funcionavam em vários sectores. Se não sabia, o sector das fintech deve valer US $ 26,5 trilhões até o ano de 2022 . Capitalizando no mercado em expansão e na tecnologia em evolução, empresas em todo o mundo estão aderindo ao movimento das fintech.
Só os Estados Unidos têm mais de 5.700 startups de fintech , seguidos pela Europa, África e Oriente Médio com 3.583 startups e o Pacífico Asiático com 2.849 startups de fintech. As startups de Fintech rapidamente estão a se tornar unicórnios na América Latina .
Mas em meio a todos esses números e estatísticas, a fintech parece ser popular apenas no sector B2B. Consumidores regulares como você e eu ainda não temos certeza do que é. Bem, vamos esclarecer.
Quais são os aplicativos Fintech?
Fintech é qualquer coisa que aproveita o poder da tecnologia para oferecer melhores serviços financeiros aos clientes. Pode ser uma empresa de desembolso de empréstimos com base em crédito, um fornecedor de apólice de seguro online, um mercado ou um agregador para isso, um provedor de serviços UPI ou mais. Essas empresas trabalham com uma infraestrutura de redes altamente criptografadas para segurança de transações, aprendizado de máquina, ciência de dados e outras tecnologias disruptivas para oferecer serviços financeiros transparentes, confiáveis e seguros.
Indústrias influenciadas pela Fintech
-
Retalho
O retalho é uma das indústrias que foi fortemente influenciada pela indústria de fintech. O surgimento de carteiras móveis e sistemas de pagamento online permitiu às empresas estabelecer uma presença omnicanal para seus clientes. Com a fintech hoje, os clientes podem fazer compras online ou offline, de seu smartphone ou tablet, com seu cartão de crédito ou débito, com seu aplicativo UPI ou sua carteira digital ou até mesmo pagar mais tarde se tiver uma boa pontuação de crédito.
-
O mercado sob demanda (Deliver)
Uma das outras indústrias de origens recentes, o mercado sob demanda é um dos sectores mais prósperos do mundo hoje. A ideologia milenar e a tecnologia complementar abriram caminho para que o mercado on-demand ofereça uma experiência perfeita aos clientes. A indústria Fintech influenciou este mercado, permitindo pagamentos em tempo real a fornecedores e mercados. Anteriormente, se demorava até 3 ou 5 dias para o pagamento chegar aos prestadores de serviço, hoje isso acontece em tempo real. Os serviços sob demanda, como táxi e entrega de comida, estão a crescer devido à transferência instantânea de dinheiro e às facilidades de geração de faturas.
-
Cuidados de saúde
A Fintech também oferece oportunidades novas e únicas no sector de saúde. Embora as transações online sejam essenciais aqui, a fintech também está a trabalhar para permitir que as empresas incorporem seguros e recursos de empréstimo como parte de seu ecossistema de saúde.
Startups de Fintech de sucesso que estão a ajudar empresas
-
Revolut
Aplicativo fintech, o Revolut oferece diversos recursos aos seus clientes. O aplicativo permite que você abra uma conta bancária, câmbio de moeda, cartões de débito grátis com entrega internacional, transações internacionais gratuitas em mais de 100 moedas e muito mais.
- Paytm
Inicialmente começou como uma plataforma para DTH e recarga de celular, a Paytm evoluiu para se tornar uma das soluções de fintech mais populares na Índia. É também a única empresa a produzir dois decacorns (empresas avaliadas em mais de US $ 10 bilhões). Ao longo dos anos, diversificou-se em sectores como investimentos, mercado de comércio eletrônico, banco de pagamentos, gateway de pagamento e muito mais.
- PayU
Uma startup de gateway de pagamento, PayU permitiu que pequenas e médias empresas adoptassem sistemas de pagamento online para seus negócios. A startup também oferece um aplicativo que permite que fornecedores e comerciantes aceitem e processem pagamentos, avaliem o desempenho de seus negócios, solicitem pagamentos, levantem facturas e muito mais.
-
PolicyBazaar
As apólices de seguro sempre foram confusas. Com o objetivo de simplificar os processos envolvidos, o PolicyBazaar surge como um marketplace para oferecer apólices de seguro e todas as informações a respeito. No site, o cliente pode comparar planos e produtos, ler avaliações, ter uma visão transparente dos planos e entender melhor.
-
The Rise of Fintech
Existem várias razões pelas quais a fintech tem crescido desde o seu início. A indústria fintech possibilitou:
-
Empresas para receber pagamentos facilmente.
-
Financiar empresas de empréstimo para avaliar melhor o risco ao conceder empréstimos a clientes
-
Os clientes devem ter clareza na seleção de opções de seguro e investimento
-
As empresas preferem métodos de pagamento alternativos
-
Os participantes do mercado devem incorporar tecnologia de blockchain em seus sistemas
Este é apenas o início da era fintech. Com mais avanços tecnológicos, intervenção governamental e adoções, logo veríamos um mundo onde a indústria 4.0 está prosperando por causa da fintech, movida por inteligência artificial, blockchain, ciência de dados e bots. Compartilhe os comentários sobre o que você pensa!
PJ