BASTA QUE SE INSCREVA COM O SEU EMAIL E NOME PARA DESBLOQUEAR O CONTEÚDO!
É normal não dominar uma determinada área. Nestes casos, o que se pode considerar fazer é consultar um especialista. Quando falamos em serviços de consultoria, talvez estamos a falar em obter conselhos práticos de quem espera.
Esses especialistas tornaram-se tão vastos que prestam os seus serviços mediante pagamento. A indústria de consultoria é de facto uma ampla indústria que cobre uma ampla gama de serviços, como; consultoria de gestão, consultoria estratégica, consultoria tecnológica, consultoria de marketing, consultoria de recursos humanos, consultoria de criação de competências, consultoria tributária e quaisquer outras actividades comerciais que envolvam aconselhamento e outros. .
Em essência, as consultorias são contratadas para oferecer soluções aos desafios que as organizações enfrentam. Em todo o mundo, as organizações não contratam consultores apenas pelo simples facto de contratar consultores, mas o fazem simplesmente porque esperam que eles ajudem a enfrentar os seus desafios de negócios e forneçam soluções conforme necessário.
Como empresa de consultoria, se for bom no desenvolvimento de habilidades de coaching, análise de processos, implementação de tecnologia, desenvolvimento de estratégias ou serviços de melhoria operacional, então, com apenas um empurrãozinho, terá mais empregos do que pode suportar.
O sector de consultoria é um sector que paga bem, especialmente se conseguiu aprimorar-se numa determinada área de especialização.
Ao trabalhar num nicho, vai precisar dominar uma vastidão de processos sobre o mesmo. Isso significa que poderá ter que se dedicar ao aprendizado de uma habilidade nessa área, fazer alguns exames de certificação nessa área, estão entre outras actividades especiais que deverá fazer.
No geral, ser consultor lhe dá a oportunidade de trabalhar com clientes de alto e baixo perfil e se for capaz de oferecer soluções para desafios de negócios, será muito recompensado. Na maioria dos casos, se tiver a sorte de estar entre os poucos especialistas do sector, terá o privilégio de escolher para quem trabalhar e o valor que deseja cobrar.
O que é necessário para iniciar um negócio de consultoria?
Geralmente, os consultores são hábeis na condução de pesquisas e, claro, na análise dos resultados obtidos com a pesquisa.
Os consultores chegam ao ponto de recolher muitos dados relacionados que os ajudarão a encontrar soluções viáveis para a organização para a qual trabalham. Eles garantem a identificação de padrões comportamentais, gargalos de produção, tendências de mercado e, claro, preferências dos clientes.
Com esse e outros factores, eles conseguirão criar processos operacionais padrão que poderão ajudar a organização a atingir as suas metas e objectivos.
Como empresa de consultoria, a sua principal responsabilidade é melhorar os negócios do seu cliente, por efectuar mudanças em resposta à sua análise; deve ser capaz de mudar a sorte do negócio dentro de um prazo acordado. As empresas estão dispostas a pagar taxas caras, desde que obtenham resultados.
Nenhum empresário estará disposto a pagar por um serviço de consultoria se não tiver um histórico que mostre que sabe o que está a fazer. Uma coisa é convencer um cliente a patrocinar os seus serviços de consultoria e outra coisa é entregar as soluções conforme acordado.
Por último, uma coisa boa sobre a indústria da consultoria é que existe um mercado prontamente disponível para os seus serviços, simplesmente porque
as organizações naturalmente gostariam de melhorar o seu desempenho anualmente; as empresas sempre parecem querer mais sucesso. Então, se você estiver bem posicionado e souber entregar resultados, sempre sorrirá para o banco.
1. Compreenda a indústria
A partir de estatísticas divulgadas recentemente, o mercado de consultoria de gestão dos Estados Unidos cresceu 8,5% no ano passado; isso traduz-se em cerca de US$ 39,3 bilhões. A consultoria de gestão está a crescer a um ritmo constante e a taxa de crescimento da indústria excede em muito o crescimento dos anos anteriores.
Embora a indústria de consultoria tenha enfrentado dificuldades durante o período de 2001 a 2003, é evidente que a indústria cresceu de forma constante depois disso, excepto no período (2009) em que o mundo enfrentou uma crise económica. É claro que a indústria está estável e desfruta de um crescimento constante.
Estatísticas interessantes sobre a indústria
A indústria de consultoria continuará a florescer visto que cada vez mais organizações percebem que de alguma forma precisarão dos serviços de empresas de consultoria para ajudá-las a expandir os seus negócios visando treinar os seus funcionários, criar processos operacionais permanentes, bem como projectar um novo produto ou reformulação da marca da organização et al.
Por exemplo; se sua empresa de consultoria estiver sediada nos Estados Unidos da América e você for capaz de projetar uma solução para um problema persistente em um determinado setor, poderá viajar pelo mundo ajudando organizações a resolver desafios específicos.
Nos Estados Unidos, uma grande parcela dos estudantes de MBA entrevistados prefere trabalhar para uma empresa de consultoria; é mais fácil crescer na hierarquia corporativa e se tornar uma das pessoas respeitadas em seu setor, se você trabalhar no setor de consultoria e talvez com uma empresa de consultoria internacional de renome.
A verdade é que as grandes corporações estão dispostas a viajar para qualquer parte do mundo em busca de um consultor que possa ajudá-las a criar soluções de negócios. Na maioria dos casos, eles estão dispostos a quebrar o banco, desde que consigam o que procuram.
Outros factores podem ser o facto de o negócio ser fácil de criar e o capital inicial ser realmente acessível; você pode realmente iniciar seu negócio de consultoria no conforto da sua casa. Tudo o que você precisa fazer é criar um escritório em algum lugar da sua casa. As pessoas geralmente pagam pelas soluções que você pode oferecer, não onde seu escritório está localizado.
- Demografia e Psicografia
Se está a traçar estratégias para o seu negócio de consultoria, é importante definir categoricamente o perfil demográfico no qual pretende oferecer os seus serviços. Quando se trata de consultoria empresarial, o tipo de serviços que vai oferecer determinará os grupos de pessoas ou sectores para os quais espera comercializar os seus serviços.
Por exemplo; se for um cardiologista, espera-se que procure negócios no sector de saúde; da mesma forma, se for um consultor de tecnologia, espera-se que procure negócios no mundo das TI ou em qualquer outro sector que possa precisar dos seus serviços.
3. Decida em que nicho pretende concentrar-se
Existem diversas áreas nas quais pode considerar especializar-se. Pode até optar por mais de uma área. Aqui estão algumas das áreas nas quais você pode especializar-se.
- Consultoria de gestão
- Consultoria Estratégica
- Consultoria Tecnológica
- Consultoria de Marketing e Vendas
- Consultoria em Recursos Humanos e Desenvolvimento de Capital
- Consultoria de Treinamento
- Consultoria de Marca (Branding)
- Consultoria em Serviços Contábeis e Financeiros
- Consultoria Tributária
- Consultoria em Seguros
- Consultoria em Saúde
- Consultoria de Segurança
- Consultoria de relacionamento (aconselhamento matrimonial e outros)
- Consultoria Nutricional
- T Consulting
O nível de competição na indústria
O nível de concorrência no setor de consultoria depende da localização da empresa e, claro, do nicho do seu negócio de consultoria. Se você conseguir criar um nicho para sua empresa de consultoria, provavelmente enfrentará pouca ou nenhuma concorrência.
No entanto, além disso, existem várias empresas de consultoria espalhadas pelos Estados Unidos. Se você decidir abrir sua própria empresa de consultoria nos Estados Unidos, certamente encontrará uma concorrência mais acirrada; existem empresas de consultoria maiores que determinam as tendências do setor e você competirá com elas por clientes.
Assim como qualquer outra indústria que pode encontrar ao redor do mundo, existem marcas maiores que já existem há anos e que continuam no bom caminho. Embora algumas já existam há décadas, outras podem já existir há séculos. Estas são algumas das principais empresas de consultoria globais;
- McKinsey & Companhia
- Consultoria de gerenciamento de área da Grande Nova York
- O Boston Consulting Group, Inc.
- Consultoria de gerenciamento da área da Grande Boston
- Bain & Companhia
- Consultoria de gerenciamento da área da Grande Boston
- Booz & Companhia
- Consultoria em gerenciamento de área metropolitana de Washington DC
- Deloitte Consulting LLP
- Serviços financeiros da área da grande cidade de Nova York
- Grupo de monitores
- PricewaterhouseCoopers LLP
- Contabilidade da Grande Cidade de Nova York
- Mercer LLC
- Recursos Humanos da Grande Nova York
- Ernest & Young LLP
- Oliver Wyman
- Associados Hewitt
- Consultoria de gerenciamento de área da Grande Nova York
- Accenture
- Consultoria de gerenciamento da área da Grande Chicago
- Serviços de negócios globais da IBM
- KPMG LLP
5. Decida se quer comprar uma franquia ou começar do zero
Quando se trata de iniciar um negócio desta natureza, vale a pena começar do zero, em vez de comprar uma franquia. Mas porquê? se calhar, está o caríssimo leitor a perguntar! Bom, antes de mais nada, saiba que você pode conquistar qualquer trabalho de consultoria. E o seu perfil vai ser sempre avaliado mesmo que opere a franquia de uma marca de consultoria de sucesso.
Em essência, a marca de uma empresa de consultoria é tão importante quanto as qualificações e experiência de quem vai realizar o trabalho.
6. Conheça as possíveis ameaças e desafios que vai enfrentar
Não existe negócio que não enfrente ameaças e desafios. O ideal, porém, a ser observado é o facto de que a sua capacidade de gerir os desafios e ameaças que enfrenta é muito importante. Assim, se decidir iniciar um negócio de consultoria hoje, um dos principais desafios que enfrentará é a presença de empresas de consultoria bem estabelecidas que oferecem os mesmos serviços que pretende oferecer.
A única forma de evitar este desafio é criar o seu próprio mercado; concentre-se em start-ups que não podem arcar com os altos honorários cobrados pelas grandes empresas de consultoria. Outro desafio que provavelmente enfrentará é a crise económica; se a economia estiver numa situação desfavorável, a história diz que a indústria de consultoria geralmente luta para manter os seus antigos clientes ou até mesmo conquistar novos clientes.
Como consultor, nada se espera de si senão o melhor quando se trata de redigir um plano de negócios. A verdade é que, se conseguir definir com sucesso o seu conceito de negócio e as estratégias com as quais pretende trabalhar para atingir as metas, metas e objectivos do seu negócio, então criará com sucesso o plano do seu negócio.
Não é apenas quando deseja criar um conglomerado ou corporações multimilionárias que é obrigado a redigir um plano de negócios; idealmente, se chamar o que deseja fazer de negócio, precisará de um plano de negócios para trabalhar.
Um plano de negócios é o projecto do seu negócio; é um documento comercial que pode ajudá-lo a abrir um negócio com sucesso e também a administrar / gerir o negócio. Não basta apenas escrever um plano de negócios por escrevê-lo; o seu plano de negócios deve ser capaz de passar na verificação da realidade; deve levar em consideração factos, números e estatísticas relevantes ao redigir seu plano de negócios.
Ao redigir o seu plano de negócios, certifique-se de ser moderado ao definir projecções sobre a geração de receitas e outros. É melhor estar do lado mais seguro. Estes são alguns factores-chave que também deve considerar ao elaborar seu plano de negócios;
- Resumo Executivo e descrições da empresa: espera-se que escreva sobre o conceito do seu negócio, descrições da sua empresa, a declaração de visão e missão da sua empresa, onde a sua empresa estará localizada, o problema que pretende resolver e talvez por que as pessoas deveriam patrocinar os seus serviços.
- Outras componentes-chave que não devem faltar no seu plano de negócios de consultoria são a sua oferta de serviços, análise SWOT , análises/estratégias de marketing e vendas, precificação, custeio e projecção financeira, técnicas de gestão, estratégias de expansão, estratégia de promoção, orçamento e início.
Se perguntar àqueles que seguiram o que escreveram nos seus modelos de negócios por que é necessário ter um plano de negócios, é provável que eles lhe digam que isso os ajuda a traçar um rumo para o negócio. Portanto, também deve traçar um plano.
O facto de poder operar a sua empresa de consultoria em casa não significa que o local tenha pouca influência no sucesso de uma empresa de consultoria. Se dedicou algum tempo ao estudo do sector de consultoria, perceberá que as empresas de consultoria estão dispostas a pagar aluguéis caros para permanecer num distrito comercial movimentado; um lugar onde as actividades comerciais estão no auge.
Portanto, se está a procurar um local para a sua consultoria, certifique-se de que seja um local localizado no centro de negócios da sua cidade, um local visível e de fácil acesso. É claro que não gostaria de localizar esse tipo de negócio na periferia da cidade. Seus clientes devem poder dirigir e localizar o seu escritório com pouca ou nenhuma dificuldade.
9. Contrate funcionários para suas necessidades técnicas e de mão de obra
Em média, não há tecnologia ou equipamento especial necessário para administrar este tipo de negócio, excepto software customizado e outros. Na tentativa de encontrar soluções para os seus clientes, pode ser necessário que crie um software customizado.
Em relação ao número de funcionários com os quais se espera que inicie o negócio, vai precisar considerar as suas finanças antes de tomar a decisão. Em média, vai precisar de um Director Executivo ou Presidente (você pode ocupar esta função), um Administrador e Gestor de Recursos Humanos, Consultores e Associados (Diferentes áreas de especialização conforme se aplica ao seu negócio), Executivo de Desenvolvimento de Negócios / Executivo de Marketing, Cliente Oficial de serviço ou oficial de recepção e contador.
Além disso, vai precisar de um mínimo de 10 funcionários-chave para administrar com eficácia uma empresa de consultoria de médio porte. Não que haverá momentos em que se espera que se esforce para contratar especialistas para ajudá-lo a realizar alguns trabalhos. Se está apenas a começar, pode não ter capacidade financeira ou estrutura de negócios necessária para reter todos os profissionais que deverão trabalhar consigo.
Como consultor, teria que provar o seu valor repetidamente antes de receber qualquer contrato de consultoria. Portanto, se está a planificar abrir a sua própria empresa de consultoria, será recompensado construir a sua carreira no sector da consultoria. Como consultor, é mais fácil conseguir contratos de consultoria por meio de referências do que sair para comercializar os seus serviços.
Pessoas e organizações pagarão por aquilo que percebem e sabem que você pode fazer, em vez de aquilo que você lhes disse que pode fazer sem qualquer prova; você deve entrar no mercado com um bom histórico. Resultados que podem falar por você. Portanto, ao elaborar suas ideias e estratégias de marketing para sua empresa de consultoria, certifique-se de criar um perfil pessoal e empresarial atraente.
Além de suas qualificações e experiência, é importante indicar claramente, em termos práticos, o que você conseguiu alcançar no passado e o tipo de problemas que deseja resolver para as organizações. Observe que você será chamado para defender sua proposta, portanto você deve ser muito bom com apresentações. Aqui estão algumas das plataformas que você pode utilizar para comercializar seus serviços de consultoria;
- Apresente o seu negócio por enviar cartas introdutórias junto com o seu folheto para todas as organizações corporativas e empresas no país em que vive, (se está apenas a começar,, pode querer se concentrar nas start-ups e pequenas empresas)
- Rapidez na licitação de contratos de consultoria;
- Anuncie o seu negócio nos sites de notícias de especialidade, revistas de negócios, estações de rádio e de televisão relevantes;
- Liste os seus negócios nas páginas amarelas ou nos Directórios Online
- Participe de exposições, seminários e feiras de negócios e outros;
- Crie diferentes pacotes para diferentes categorias de clientes para poder trabalhar com os seus orçamentos;
- Aproveite a Internet para promover o seu negócio;
- Junte-se às câmaras de comércio locais ao seu redor com o objectivo principal de fazer networking e comercializar os seus serviços; provavelmente obterá referências dessas redes.
- Contrate os serviços de executivos de marketing e desenvolvedores de negócios para realizar marketing directo;
- De vez em quando, ofereça serviços pro bono como forma de retribuir à sociedade e dar às organizações a oportunidade de conhecer suas ofertas de serviços
11. Desenvolva estratégias competitivas rígidas para ajudá-lo a vencer
O sector da consultoria é competitivo e você deve criar uma estratégia única para ser mais sagaz que os seus concorrentes no sector. Parte do que precisa para permanecer competitivo no sector é continuar a criar maneiras mais fáceis e acessíveis de enfrentar os desafios do sector que atende.
Organizações e pessoas sempre irão correr à busca dos seus serviços se souberem que tem uma opção melhor. Outra estratégia que pode adoptar é garantir que a sua organização esteja bem posicionada; os principais membros da sua equipa são consultores qualificados e certificados.
12. Pense em possíveis maneiras de reter clientes e consumidores
Quando se trata de negócios, não importa o sector em que você vai escolher para montar a sua barraca, uma das maneiras mais fáceis de aumentar a retenção de clientes e talvez atrair novos clientes é satisfazê-los sempre. Se os seus clientes estiverem satisfeitos com a prestação dos seus serviços, dificilmente poderão procurar fornecedores de serviços ou produtos alternativos.
Parte do que precisa fazer para conseguir isso é acompanhar o progresso, os resultados ou as realizações com o objectivo de melhorá-los rapidamente conforme o caso exigir. Quando se trata de gerir os seus clientes e construir uma base de clientes fieis, deve adquirir um software CRM personalizado.
Com um sistema de CRM customizado pode facilmente manter contacto com os seus clientes (pode realizar pesquisas rápidas, pode apresentar novos produtos e preços a eles sem problemas, pode criar facilidades aos seus clientes nos aniversários da empresa e outros, pode manter acompanhar o progresso, pode enviar sms em massa e e-mails personalizados e, acima de tudo, pode receber facilmente comentários e conformidade deles).
Se está no mundo dos negócios e está decidido a impulsionar a sua marca e comunicar a sua identidade corporativa, então deve estar pronto para assumir qualquer que seja a sociedade que retrata o seu negócio. Um dos segredos das grandes corporações é que elas estão dispostas a gastar fortunas ano após ano para aumentar o reconhecimento da sua marca e continuar a comunicar a sua identidade corporativa.
Se a sua intenção de abrir uma empresa de consultoria é expandir o negócio além da cidade onde actua, então deve estar pronto para gastar dinheiro para promover a sua marca. Ao promové-la, deve aproveitar a mídia impressa e eletrônica.
Na verdade, é rentável utilizar a Internet e as plataformas das redes sociais para promover as suas marcas, além de ser bastante eficaz e de amplo alcance. Outra estratégia é patrocinar programas relevantes de televisão e rádio, divulgar o seu negócio nas revistas, sites e jornais.
Não importa o tipo de negócio que administra, a sua capacidade de manter todos os membros da sua equipa sempre na mesma página é uma das chaves que precisa para administrar a organização com sucesso. Como director executivo ou presidente da empresa de consultoria, é sua responsabilidade orientar o negócio.
Parte do que precisa fazer é garantir que reserve tempo para reuniões de escritório; um momento onde desafios, feedbacks, projecções e questões relevantes são discutidos. As reuniões podem ser uma vez por semana ou uma vez por mês.
Realizar avaliações regularmente e treinar os seus funcionários, o ajudará a administrar a sua organização de maneira eficaz. Incentive os seus colaboradores a buscarem certificações nas suas diversas áreas de especialização; isso ajudará no perfil da sua organização e, claro, ajudará os indivíduos.
Porém, não é ideal que esteja de olho apenas no lucro que planea obter, sem estar de olho em como prestar o melhor serviço aos seus clientes. É aqui que entram em jogo pesquisas e análises constantes do sector. Ao dedicar algum tempo a proceder deste modo, vai descobrir que irá melhorar e em breve atrairá todos para o seu negócio de consultoria.
Profitableventur