0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Conheça AGORA a 1ª Juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos da América

Data:

Dos 115 juízes que serviram no tribunal antes de Ketanji Brown Jackson, 108 eram homens brancos. 

A nomeação histórica de Ketanji Brown Jackson foi para substituir o juiz associado Stephen Breyer e ocorreu após uma audiência com a confirmação emocionalmente explosiva no espaço público.

Jackson foi questionada sobre o seu histórico criminal, especialmente sobre as sentença por si deliberadas em casos de pornografia infantil (os republicanos do Senado disseram que ela era muito branda, embora especialistas tenham dito que a juíza estava de acordo com as normas).

Foram igualmente levantadas questões polêmicas como raça, identidade de gênero e aborto. No final das contas, três republicanos – Susan Collins, Lisa Murkowski e Mitt Romney – se juntaram ao caucus democrata completo para confirmar Jackson como a Juíza substituta, 53-47, mantendo uma maioria conservadora de 6-3.

Kentanji Jackson, mãe de duas meninas, disse durante sua audiência que recebeu “tantas notas, cartas e fotos de meninas” que foram inspiradas por sua indicação.

“Acho que, como país, queremos que todos acreditem que podem fazer coisas como sentar na Suprema Corte e, portanto, ter um número significativo de mulheres e pessoas de cor, acho importante”.

Ela enfrentou controversas audiências de confirmação no Senado

“Foram necessários 232 anos e 115 nomeações anteriores para que uma mulher negra fosse selecionada para servir na Suprema Corte dos Estados Unidos, mas conseguimos! Conseguimos – todos nós”, disse Jackson em comentários num evento na Casa Branca no dia seguinte à votação no Senado .

Todos os 50 democratas do Senado, incluindo os dois independentes e três republicanos – os senadores Mitt Romney, de Utah, Susan Collins, do Maine, e Lisa Murkowski, do Alasca – votaram a favor da confirmação de Jackson. A votação foi elogiada como um ” momento histórico ” pelos democratas, embora o processo de confirmação tenha sido repleto de confrontos entre as partes sobre as decisões judiciais anteriores de Jackson .

Jackson serviu oito anos como juiz de um tribunal federal , emitindo mais de 500 pareceres, e em junho passado foi confirmada para um assento no Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia depois de também ter sido indicada para o cargo por Biden.

Jackson é a primeira Juíza da Suprema Corte desde Thurgood Marshall a representar réus criminais indigentes como defensor público. Além disso, ela também actuou como vice-presidente da Comissão de Sentenças dos EUA, onde conquistou a reputação de criar consenso entre os membros.

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...