A Ex-primeira-dama do Gabão, esposa do presidente deposto, Ali Bongo, Sylvia Bongo Ondimba Valentin, foi detida, quarta-feira, por alegado branqueamento de capitais e desvio de fundos públicos.
A informação foi avançada hoje, pelo africanews, a explicar que a ex-primeira-dama franco-gabonesa foi acusada em 28 de Setembro, de “branqueamento de capitais e falsificação,” tendo sido mantida em prisão domiciliária em Libreville, tal como vinha acontecendo desde o primeiro dia após o golpe de estado de 30 de Agosto que derrubou o seu marido.
A Junta Militar do Gabão suspeitam que Sylvia Bongo Valentin tinha “manipulado” o seu marido, que sofria das sequelas de um grave acidente vascular cerebral em 2018, e de ter ao lado do filho Noureddin Bongo Valentin, “desviado massivamente fundos públicos”.
De acordo com relatos da mídia gabonesa, a ex-primeira-dama foi colocada sob ordem de internação na prisão central de Libreville na noite de quarta-feira, após uma longa nova audiência por um juiz de instrução. No entanto, o advogado da acusada, François Zimeray, denunciou um procedimento “ilegal” e “arbitrário” de detenção da sua cliente.
Africanews