A Empresa Nacional de Diamantes de Angola está a avaliar uma proposta que visa a instalação, nos próximos tempos, de simuladores para treinamento dos operadores mineiros no Centro de Formação Técnico-Profissional da ENDIAMA, localizado em Saurimo, província da Lunda Sul.
A informação foi avançada, na última segunda-feira, em Luanda, pelo director de Estudos e Projectos da empresa, Ady Van-Dúnem, que avançou que os referidos equipamentos permitem com que os técnicos que vão operar uma escavadora ou uma máquina bulldozer possam experimentar uma realidade mais próxima do ambiente de trabalho observado numa determinada mina.
“É verdade que um técnico que opera esses tipos de equipamento deve ser treinado. Mas não é muito conveniente que ele treine já na própria máquina porque não conhece bem e pode danificar, apesar de ter um instrutor ao lado, o que pode ser também mais dispendioso, razão pela qual, estamos a estudar uma proposta com vista a inverter esse quadro”, disse.
A Direcção de Estudos e Projectos da ENDIAMA- E.P. é multidisciplinar e está voltada para os desafios das geociências, análise, investigação e tratamento estatísticos.
JA