0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

ENSA e mais 14 activos serão privatizados até Março

Data:

O Executivo prevê privatizar pelo menos 15 empresas e activos até o final do primeiro trimestre do ano em curso, segundo o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.

De acordo com Ottoniel dos Santos, a ENSA que era um activo de referência, cuja conclusão do processo estava previsto para finais de 2021 e mais três activos não citados, que serão privatizados, 11 se encontram na Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE).

Acrescenta que por conta dos pedidos feitos pelos concorrentes, os prazos para a conclusão do processo foram postergados atingindo o final do ano de 2021 passando para 2022.

Para além dos activos da ZEE e as unidades industriais a serem privatizadas, está também previsto a alienação das acções do Estado no Banco Angolano de Investimento (BAI) para que os processos estejam concluídos até ao final do primeiro trimestre.

O também secretário de Estado para as Finanças, sem avançar data esclareceu que a TAAG e a Sonangol não estão incluídas no grupo das empresas que serão privatizadas até ao final do primeiro trimestre de 2022.

“São empresas que estão a preparar todo o seu processo interno e programa de reestruturação para quando estiverem em condições, puderem ser privatizadas de acordo com a modalidade e procedimento que for definido”, explicou.

Sem revelar o valor esperado para a venda dos 15 activos, Ottoniel dos Santos avançou que vai depender das ofertas que forem feitas.

“Nós temos valores de referência de cada um desses activos e serão comparados com aquilo que forem as ofertas”, disse. Com relação ao Estado estar a entrar e ficar como fiel depositário de activos que estão a ser recuperados, diz ser um procedimento e processo legal de modo que rapidamente possam voltar para o sector privado tão logo sejam definidos de forma legal.

Ottoniel dos Santos apresenta como exemplo o que aconteceu com a rede do supermercado Kero e garante não ser uma intenção do Estado se substituir ao sector privado do ponto de vista legal. Há procedimentos que devem ser dados e logo a seguir o mercado volta a ter acesso a gestão ou obter esses activos.

Quanto aos investidores que não pagam e ou que têm prestações por pagar e não estejam a honrar com o compromisso, o programa prevê cláusulas de rescisão de contratos.

RNA/CD

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...