A petrolífera Sonangol arrecadou 75 mil milhões de kwanzas com a oferta pública de subscrição das suas obrigações 2023-2028 à bolsa, anunciou, esta quinta-feira, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
Segundo a BODVA, a procura atingiu um montante de 83,9 mil milhões de kwanzas fruto de uma procura de 8.395.665 unidades, cuja quantidade alocada era apenas de 7.500.000 obrigações.
Esses números são coincidentes com os da Bolsa da Dívida e Valores de Angola (Bodiva, onde os resultados foram apurados ), que emitiu um comunicado em que confirma que procura atingiu um montante de 83,9 mil milhões de kwanzas, correspondente a 8.395.665 unidades, mas a quantidade alocada era apenas de 7,5 milhões de obrigações, que permitiu a arrecadação de 75 mil milhões de kwanzas.
A procura garantiu à petrolífera a arrecadação do montante total da oferta de 75 mil milhões de kwanzas, à razão de 10 mil kwanzas por unidade nominal.
De acordo com as fontes, à procura pelas 7,5 milhões de obrigações da petrolífera garantiu observar os critérios de rastreio nos termos do prospecto e todos os 1.486 investidores que submeteram ordens válidas foram contemplados na alocação.
As Obrigações da Sonangol 2023-2028 são admitidas à negociação no Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas (MBOP), hoje, a partir de quando qualquer investidor pode comprar e vender tais títulos, por via de qualquer intermediário financeiro, membro Bodiva.
“Informamos que no próximo dia 15 de Setembro serão admitidas à negociação no Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas (MBOP), a totalidade das obrigações ordinárias representativas do empréstimo obrigacionista da Sonangol 2023-2028, podendo todo o investidor vender ou comprar as mesmas, por via de qualquer um dos intermediários financeiros que seja membro Bodiva”, anuncia o comunicado da Bodiva.
A oferta pública de subscrição de obrigações tinha como destinatários específicos pessoas singulares ou colectivas residentes ou com estabelecimento na República de Angola, conferindo aos seus titulares o direito ao reembolso do capital no dia 14 de Setembro de 2028 e ao pagamento semestral de juros à taxa fixa ao ano de 17,50 por cento (taxa anual nominal bruta), sendo estas livremente transmissíveis de acordo com as normas legais e regulamentares aplicáveis.
O anúncio de oferta e publicação do prospecto das obrigações aconteceu em 8 de Agosto passado e, de 28 de Agosto a 12 de Setembro, decorreu o período de subscrição. O cronograma da Bodiva previa, para ontem, a liquidação financeira e física das obrigações, a anteceder a admissão à negociação via MBOP.
A Sonangol é a primeira empresa não financeira a admitir obrigações privadas em mercado de bolsa.
JA