O Equador bateu a selecção da casa, o Qatar, por 2-0, no jogo de abertura do Mundial 2022 referente ao grupo A, este domingo, no estádio Al Bayt, em Al Khor.
Enner Valencia, do Fenerbahçe, abriu o marcador nos primeiros três minutos para os sul-americanos, mas o árbitro recorreu ao VAR e anulou o golo por irregularidade.
Aos 16 minutos, o mesmo jogador cavou um penálti e atirou a contar para o primeiro tento da competição.
Com 30 minutos transcorridos, a formação orientada por Gustavo Alfaro continuou a imprimir o ritmo que quis, sem que os anfitriões conseguissem construir jogadas, até que Enner Valencia bisou de cabeça.
A primeira parte terminou com o Equador a trocar a bola, enquanto chamava a formação da casa a correr atrás do esférico e com o Qatar a falhar um lance que podia ter sido melhor aproveitado, mas que resultou num cabeceamento ao lado por parte de Almoez Ali.
A segunda metade retomou e foi preciso esperar que o jogo atingisse os 55 minutos para que Romario Ibarra visse o seu remate colocado ser sacudido por Saad Al Sheeb para fora de perigo, posteriormente o equatoriano viria mesmo a ser substituído aos 67 minutos por Jeremy Sarmiento, que alinha no Brighton, na Inglaterra.
O Qatar também fez mexidas aos 72 minutos, com a entrada de Mohammed Muntari para o lugar de Almoez Ali e com a saída de Hasan Khalid al-Haydos para Mohammed Waad.
O homem do jogo, Enner Valencia, acabou por ter de ser retirado da partida por estar a ressentir de uma entrada sofrida ainda na primeira parte, José Adoni Cifuentes substituiu o autor dos dois golos do conjunto tricolor.
Aos 85 minutos, a selecção da casa dispôs de mais um lance em que podia ter causado perigo, mas Muntari atirou por cima num remate de primeira, sem deixar a bola cair.
Gustavo Alfaro tornou a ir ao banco para refrescar o seu núcleo e lançou Kevin Rodriguez para substituir Michael Estrada e Alan Franco para o lugar de Moisés Caicedo.
O Equador acabou por gerir a posse de bola até ao final, conquistando os três pontos e forçando o Qatar a ser o primeiro país a sofrer uma derrota num jogo inaugural do Mundial.
JA