Os Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) voltam a reunir-se, esta terça-feira (20), em Luanda, em mini-cimeira, para analisar a situação política e de se segurança reinante na República Centro-Africana (RCA).
A reunião foi da iniciativa do Chefe de Estado de Angola, João Lourenço, na qualidade de Presidente em exercício da CIRGL.
O encontro traz a Luanda o Presidente da República Centro Africana, Faustin Touaderá, o Presidente da República do Ruanda, Paul Kagame, o Presidente da República do Congo, Dennis Sassou Nguesso e o Presidente do Conselho Soberano de Transição da República do Sudão, Abdul Fatah al-Burhan.
Um comunicado da Casa Civil do Presidente da República distribuída ontem refere que vão igualmente participar delegações de alto nível em representação do Tchade, Camarões e República Democrática do Congo.
É a segunda vez, em menos de três meses, que os líderes da CIRGIL reúnem na capital angolana, para analisar a situação na RCA. O primeiro encontro, por iniciativa do Chefe de Estado angolano, na qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos, aconteceu no dia 29 de Janeiro deste ano.