Nove mil e novecentos e quarenta e sete cidadãos, entre estudantes e trabalhadores, visitaram a Feira do Porto do Lobito, realizada de 24 a 28 de Março de 2023, naquela cidade ferro-portuária.
No seu discurso de encerramento, o Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, informou que o objectivo da realização do evento foi de transformar aquele espaço num Porto em miniatura.
Para ele, foi possível demonstrar daquela forma aos cidadãos em geral como estão organizadas e como funcionam as suas áreas operacionais, de apoio e as unidades de negócio do Porto do Lobito, bem como os seus parceiros que sem os quais, não conseguiria cumprir com o seu corebusiness (objecto social).
“Temos mais de 260 pedidos para visita ao Porto e assim conseguimos aliviar esta pressão”, afirmou o PCA. Na ocasião, aproveitou para anunciar que o evento passará a ser realizado de dois em dois anos.
Quinze prelectores foram chamados a informar os visitantes sobre os vários serviços da empresa e dos seus parceiros.
No fim da cerimónia, o Conselho de Administração distribuiu alguns prémios e menções honrosas aos seus trabalhadores, parceiros e à imprensa.
Entre os expositores, destacaram-se a Companhia Nacional de Combustíveis (SONANGOL), o Caminho de Ferro de Benguela (CFB), Carrinho Indústria, Administração Geral Tributária (AGT), Angoalissar e o Estaleiro Naval do Lobito – Lobinave..
Vinte e um feirantes do sector da restauração também tiveram a oportunidade de compartilhar o espaço para alegria dos presentes que se deleitaram com música ao vivo e fogo de artifício.
O Porto do Lobito foi projectado em 1903, na sequência da construção do Caminho de Ferro de Benguela, mas foi em 1928 que se deu início às operações comerciais, com a atracação do primeiro navio.
No dia 24 de Março de 2023, celebrou o seu nonagésimo quinto aniversário, culminando com várias actividades, com destaque para a primeira feira portuária fora das suas instalações.
ANGOP