A 40.ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA 2025) fechou as portas com um balanço impressionante, registando um recorde histórico de expositores e países participantes.
Este feito notável foi impulsionado, em grande parte, pela vibrante presença de sectores estratégicos angolanos — como o Agronegócio, Tecnologias e Indústria de Alimentos e Bebidas — que demonstraram a tendência de algum ganho de vitalidade da economia nacional e o seu potencial crescente para atrair e reter investimento, solidificando a FILDA como um motor crucial para o desenvolvimento e diversificação de Angola.
Realizada na Zona Económica Especial (ZEE), a 40.ª edição da FILDA 2025 alcançou um marco histórico com a participação de representantes de 18 países e um total de 2.194 expositores, um aumento expressivo de 24% em relação a 2024.
Segundo dados da organização, Angola participou com 87% das empresas expositoras, demonstrando a vitalidade do tecido empresarial nacional. Os principais setores angolanos representados foram:
-
Comércio e Distribuição: 11%
-
Indústria de Alimentos e Bebidas: 9%
-
Indústria Extractiva: 8%
-
Serviços: 6%
-
Agricultura, Pescas e Pecuária: 7%
-
Software e Tecnologias: 7%
-
Construção e Obras Públicas: 7%
-
Agronegócios: 3%
-
Oil & Gás: 5%
A FILDA 2025 não foi apenas uma montra de produtos e serviços, mas sim um motor de dinamização económica, gerando expectativas elevadas para o aumento do investimento estrangeiro direto e a consolidação de parcerias que impulsionarão a diversificação e o desenvolvimento sustentável da economia angolana nos próximos anos.
CD/Angop