A Itália vai defrontar Inglaterra na final do UEFA EURO 2020, agendada para o Estádio de Wembley no domingo, dia 11 de Julho.
A Inglaterra qualificou-se pela primeira vez para a final do Europeu de futebol, ao vencer a Dinamarca por 2-1, após prolongamento, na segunda meia-final do Euro2020, disputada no Estádio de Wembley, em Londres.
Harry Kane, na recarga a um penálti que apontou e Kasper Schmeichel defendeu, aos 104 minutos, marcou o golo da vitória dos ingleses, depois de um autogolo de Simon Kjaer, aos 39, anular o livre direto de Mikkel Damsgaard, aos 30.
Na final, marcada para domingo, de novo em Wembley, a Inglaterra, campeã mundial em 1966, vai defrontar a Itália, vencedora do Euro1968, que na primeira final bateu a Espanha por 4-2 nos penáltis, após 1-1 nos 120 minutos.
Itália – Inglaterra | Confrontos anteriores
• As duas equipas defrontaram-se 27 vezes, com 11 triunfos para os “azzurri”, oito para Inglaterra e oito empates.
• A Itália não conseguiu vencer os primeiros oito confrontos entre ambos os países, enquanto a Inglaterra apenas ganhou um dos últimos sete.
• A Inglaterra terminou as suas participações nos derradeiros confrontos com a Itália no EURO. Um golo tardio de Marco Tardelli deu aos “azzurri” uma vitória por 1-0 na fase de grupos de 1980, enquanto os italianos prevaleceram no desempate por grandes penalidades (lembram-se do penálti “à Panenka” de Andrea Pirlo?) nos quartos-de-final de 2012.
• A Itália nunca perdeu numa fase final de um grande torneio, com os triunfos por 2-1 no Campeonato do Mundo de 1990 (jogo do 3º lugar) e em 2014 (fase de grupos) a juntarem-se aos sucessos no EURO.