0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Governo recuou na privatização da Angola Telecom para “defender interesse nacional

Data:

A empresa pública angolana de telecomunicações Angola Telecom não será privatizada, pelo menos para já, disse à Lusa o ministro da tutela, salientando que está em jogo “a defesa do interesse nacional”.

A empresa está inscrita no programa de privatizações (Propriv), que foi em 2023 prorrogado por mais três anos, mas em vez de alienar as participações sociais, como estava previsto no programa inicial (2019-2022), a modalidade escolhida será a cessão do direito de exploração e gestão.

“A Angola Telecom, dentro da sua estratégia, poderá concessionar a sua actividade operacional e comercial, mas não haverá entrada de terceiros no seu capital social”, confirmou o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira. Sobre a mudança de decisão, considerou que “é próprio da evolução do sector”, tendo em conta outras experiências internacionais, “que não correram bem e que deram prejuízos” a esses países.

“Noutros sectores da economia e em outras partes do mundo há avanços e recuos neste tipo de decisões”, salientou Mário Oliveira. O titular da pasta das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social acrescentou que o Estado “vai continuar a apoiar a empresa nos projectos estruturantes como faz com as outras empresas públicas”.

Na semana passada, o presidente do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Patrício Vilar, anunciou que a Angola Telecom fechou 2022 com resultados positivos, depois de o Governo ter injectado recentemente mais de 8 mil milhões de kwanzas (cerca de 9 milhões de euros) em títulos.

A Angola Telecom conta com 800 clientes do país que devem à empresa pública dezoito mil milhões de kwanzas (20 mil milhões de euros).

Observador

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...