0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Governo vai investir USD 5,7 mil milhões na produção de grãos

Data:

O Executivo vai investir nos próximos cinco anos 5,7 mil milhões de dólares, para produzir 6,1 milhões de toneladas de trigo, arroz, soja e milho, com o objectivo de aumentar os índices de produção agrícola no país, inserido no Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos (PLANAGRÃO).

O secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, indicou que a par do programa de fomento da actividade agrícola, o Governo vai investir igualmente 300 milhões de dólares para financiar o desenvolvimento da produção de carne bovina, suína, caprina, ovina e de aves, bem como melhorar as infra-estruturas do sector pecuário existentes no país.

De acordo com o secretário de Estado para o Planeamento, o objectivo deste plano é aumentar a produção de carne bovina para 110 mil toneladas, suína para 120 mil, caprina para 310 mil e ovina para mais de 240 mil toneladas. Segundo Milton Reis, a produção de ovos vai aumentar para 3,1 milhões e a de leite para 17 milhões de litros, em 2027.

Segundo o governante, no quadro do Plano Nacional de Fomento das Pescas (PLANAPESCAS) o governo prevê mobilizar 300 milhões de dólares, com os fundos do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para financiar o fomento da actividade pesqueira empresarial, aumentar a produção e transformação do pescado e do sal.

Acrescentou que o plano prevê também, assegurar o abastecimento regular de pescado à população e garantir a segurança alimentar à população, atingindo uma produção de 752 mil toneladas de pescado e 473 mil toneladas de sal, em 2027.  

Mitigar a crise

De acordo com Milton Reis, no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027, o Governo adoptou três medidas prioritárias, para mitigar a crise económica, causada pela guerra Rússia/Ucrânia, que já provocou o aumento dos preços dos bens alimentares e dos combustíveis refinados que têm a ver com o desenvolvimento do capital humano, com o foco na educação, saúde, emprego, empreendedorismo e formação profissional.

JA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...