0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Homenagem ao embaixador italiano Luca Attanasio

Data:

Em Itália e em Bruxelas, as bandeiras estão esta terça-feira a meia haste em homenagem ao embaixador italiano, Luca Attanasio e a todas as vítimas do ataque de ontem no leste da República Democrática do Congo.

O porta-voz das Nações Unidas deixa a mensagem de António Guterres para o governo de Kinshasa:

O Secretário-Geral apela ao governo da República Democrática do Congo para que investigue rapidamente este abominável ataque de uma missão conjunta da ONU no terreno, e leve os perpetradores à justiça. Reafirma que as Nações Unidas continuarão a apoiar o governo congolês e o seu povo e os seus esforços no sentido da paz e da estabilidade, especialmente no leste do país.

Stephane Dujarric 
Porta-voz do Secretário-Geral da ONU

Na Lombardia, em Limbiate, a cidade natal do embaixador italiano, o presidente da câmara presta homenagem a um homem que, segundo ele, é motivo de orgulho para a comunidade local.

Era um hom em que sonhava e tornava os seus sonhos realidade. De facto, ele tinha saído daqui jovem, estudou na academia diplomática. A propósito, apesar de não pertencer a uma família diplomática, foi bem sucedido, por isso para nós é um orgulho.

Antonio Romeo 
Presidente da Câmara de Limbiate

Para além do embaixador Luca Attanasio, perderam a vida um polícia italiano Vittorio Lacovacci, o motorista Moustapha Milambo e várias pessoas do Programa Alimentar Mundial ficaram feridas.

Os rebeldes Hutus negam a autoria do ataque e acusam os exércitos do Congo e do Ruanda daquilo a que o presidente italiano, Sergio Mattarella apelidou de: “ataque cobarde”.

Embaixador italiano morto em ataque na República Democrática do Congo

Uma emboscada contra duas viaturas no norte da República Democrática do Congo provocou a morte do embaixador Italiano naquele país.

Luca Attanasio tinha 43 anos e não resistiu aos ferimentos provocados por balas disparadas por homens armados não identificados esta manhã.

ITALIAN FOREIGN MINISTRY HANDOUT/EPA
Embaixador Luca Attanasio ITALIAN FOREIGN MINISTRY HANDOUT/EPA
Embaixador Luca Attanasio ITALIAN FOREIGN MINISTRY HANDOUT/EPA

O embaixador estava de visita ao terreno com o Programa Alimentar Mundial (PAM), no norte de Goma, capital do província Kivu do Norte.

Baleado no abdómen foi transportado para um hospital de Goma onde acabou por morrer. O guarda-costas e o condutor também perderam a vida.

O ministério dos Negócios Estrangeiros italiano anunciou que o diplomata seguia com a Monusco, missão da ONU no país, dado desmentido por uma fonte local das Nações Unidas, que explicou que Luca Arratanasio estava na companhia de elementos do PAM.

Euronews

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

A especulação sobre a aquisição da BP estremece mercado global

A gigante petrolífera BP (British Petroleum) está novamente no...

CEO recebe aumento após 10 Anos e passa a ganhar 166 vezes mais do que um funcionário da Nvidia

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, finalmente recebeu um...

OPEP choca economia global com aumento da Produção: o que isso significa para o preço do Petróleo?

Os mercados de petróleo foram pegos de surpresa neste...