Um jovem terá sido detido por alegadamente ter traços e discursos do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi. O Serviço de Investigação Criminal nega a detenção. Familiares questionam o seu paradeiro.
Em Angola, um jovem taxista terá sido detido há cinco dias alegadamente por ter traços do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi. Nascente Sapalo, de 34 anos, é conhecido por vestir roupas idênticas as que Jonas Savimbi usava.
Com farda verde, boina vermelha de quatro estrelas e uma bengala, o jovem, de 34 anos, apresenta-se em Angola como um confesso fã do líder fundador da União Nacional Total para a Independência de Angola (UNITA), maior partido da oposição.
Nas ruas de Luanda, o taxista angolano imita as declarações que eram feitas em comícios do Jonas Savimbi. Algumas das encenações do “sósia de Savimbi” virilizaram nas redes sociais.
Há cinco dias que Nascente Sapalo está desaparecido. Segundo a família, o militante da UNITA terá sido detido pelas autoridades angolanas, disse à DW a mãe do jovem, Madalena Nambala.
“Ordenaram a esposa dele a entregar todo o fardamento, fotografaram a casa, queriam levar até o quadro do Dr. Savimbi, mas um deles disse que não podiam levar o quadro. As bengalas embrulharam no pano para que não chamasse atenção”, contou a mãe.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) diz que não prendeu o jovem. À DW, o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, disse desconhecer a detenção do jovem.
“É falso isso. A mãe só ouve falar. Ainda não confirmou esse dado junto das autoridades. Ela tinha de ir ao SIC Luanda para confirmar isso. Não tenho esta informação. Acho que não está detido porque pelo tempo já teríamos esta informação”.
Mas segundo a mãe, Nascente está detido nas instalações prisionais do SIC, na província de Luanda. A família soube do seu paradeiro apenas na segunda-feira (27.03), depois de passar por vários postos policiais da capital angolana. E questiona os motivos da detenção do filho.
“Ele não pode ser detido por ter aparência de alguém. Os membros do MPLA podem também imitar Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos ou mesmo João Lourenço, não tem problema. O cidadão é livre. Há cantores que usavam fardamentos de verdade, mas nunca foram detidos. Aquela roupa foi ele mesmo que mandou costurar”, disse a mãe do jovem.
Madalena Nambala teme pela segurança do filho. “Não sei onde vou meter o meu filho. A casa dele foi fotografada dentro e fora. O que vai acontecer com ele quando ele sair? Não tenho dinheiro para lhe meter noutro sítio”, acrescentou a mãe do jovem.
DW